Singleton Padrão

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 31/10/2024

Singleton

O que é?

O padrão Singleton é um padrão de design de criação que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso global a essa instância. Portanto, esse padrão é especialmente útil quando você precisa controlar o acesso a um recurso compartilhado, como uma configuração de aplicativo ou uma conexão com um banco de dados.

Por que usar o Singleton?

Existem várias razões para optar por esse padrão. Primeiramente, ele oferece controle sobre recursos. Quando um recurso é escasso ou caro para criar, como uma conexão com um banco de dados, o Singleton permite que você reutilize a mesma instância. Além disso, o padrão assegura a consistência. Ao garantir que todas as partes do seu aplicativo acessem a mesma instância, você evita problemas de inconsistência. Por último, o uso do Singleton pode facilitar os testes. Embora os Singletons apresentem desafios para testes, você pode substituí-los facilmente em testes com o uso de interfaces.

Aplicações Comuns:

O padrão Singleton se aplica em várias situações. Por exemplo, ele é muito utilizado em:

  • Gerenciamento de Conexões: Um padrão comum em aplicações que precisam acessar um banco de dados. Dessa forma, o uso de uma única instância para gerenciar conexões ajuda a evitar sobrecarga e melhora a eficiência.
  • Registro de Logs: O uso de um Singleton para gerenciar a saída de log permite que você mantenha um registro coerente e centralizado de todas as operações do seu sistema. Consequentemente, isso facilita a identificação de problemas e a análise de desempenho.
  • Configurações Globais: Você pode usar um Singleton para carregar configurações de um arquivo de configuração, garantindo que todas as partes do aplicativo acessem as mesmas configurações. Assim, você evita a duplicação de código e mantém a integridade dos dados.

Implementação em Java:

Aqui está um exemplo de como implementar o padrão Singleton em Java:

Uso:

Considerações:

  • Thread Safety: A implementação acima não é segura em um ambiente multithread. Portanto, para torná-la segura, você pode usar a sincronização no método getInstance() ou aplicar o padrão de inicialização em campo estático (usando enum ou uma classe interna estática). Aqui está um exemplo de implementação thread-safe:
  • Teste: O uso de Singletons pode dificultar os testes. No entanto, para contornar isso, você pode usar interfaces que permitam a injeção de dependências, facilitando o teste com mocks.

Exercício:

  1. Tente implementar uma versão thread-safe do padrão Singleton.
  2. Crie uma classe que utilize o Singleton para gerenciar um recurso, como um registro de log.

Ao entender e aplicar o padrão Singleton, você estará mais preparado para lidar com cenários que exigem controle rigoroso sobre a instância de uma classe.

Links

Qualquer pessoa pode aprender TI e ser aprovada

Delegate Design Pattern

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D!

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional