Scratch é uma ferramenta para fazer animações, jogos e filmes. Iremos focar em jogos. Com Scratch por exemplo, se houver a necessidade de um personagem para o jogo, pode-se fazer o upload da imagem do personagem. Pode-se também escolher personagens que já contêm no Scratch.

Scratch é uma linguagem de programação baseada em blocos que produz a interação com o jogo. Scratch utiliza os blocos para representar diferentes funções. Eles conectam-se como um quebra cabeça para completar uma linha de código, e dizem que ação o jogo deve tomar.

https://medium.com/scratchteam-blog/try-the-scratch-3-0-beta-today-b50a05d63348

Scratch

Para utilizar o Scratch precisa criar um conta no site que é gratuito. https://scratch.mit.edu/

Clique no botão criar.

Este é editor do Scratch onde pode-se começar a construir um jogo.

O gato laranja é o Scratchy, é o mascote do Scratch. Todo novo projeto Scratchy é adicionado automaticamente para caso queira utilizar.

Scratchy é um sprite, que é qualquer objeto que faça alguma coisa dentro do jogo do Scratch, como mudar a aparência ou tocar uma música. Todo sprite pode ter scripts, costumes e sons acoplados nele. Um script é um grupo de código de blocos que estão unidos, dizendo ao sprite o que deve ser feito. Um costumes é um snapshot ou frame de um sprite que é utilizado para criar a animação. Por exemplo, a pose do Scratchy está virado para a direita, é uma posição de duas que vem por padrão junto com o Scratchy.

No editor do Scratch clique em Costumes.

Se clicar na imagem 1 e 2 rapidamente parecerá que Scratchy está andando. Utilizamos o costumes para animar os sprites e mudar suar aparência.

Sprites também podem produzir sons. Por exemplo, Scratchy tem o som de meow. Clique na aba Sounds e depois no botão play para escutar o miado.

Criando um Jogo

Vamos criar um jogo simples chamado Leaf Me Alone (While I Eat This Leaf). É um inseto faminto que deseja comer a sua olha em paz. Se quiser ver o jogo pronto acesse https://scratch.mit.edu/projects/117199134/

Vamos desenhar os sprites para o jogo Leaf Me Alone. Um recurso legal do Scratch é que você pode usar o mouse para desenhar seus personagens.

Acesse a aba Costumes selecione o quadro do Scratchy e clique no x para remover. O outro quadro que sobrou clique na lixeira para que o quadro fique limpo.

Na área do Stage selecione o quadro do Scratchy e clique no x para remover.

Agora está tudo limpo. O Stage é o fundo do jogo. Clicando no ícone do gato abre uma janela para escolher um novo sprite. Se posicionar o mouse do ícone do gato abre outras opções.

Tem a opção de enviar uma imagem do computador, o ícone que parece uma estrela chamado surprise irá escolher um sprite aleatório, a lupa tem o mesmo efeito do clicar no botão do gato e o paint é para desenhar o sprite. Se for utilizar o paint tente desenhar um inseto qualquer. Note que as funcionalidades da ferramenta são bem parecidas com qualquer editor básico de imagem.

Fonte: Livro Make Your Own Scratch Games! https://amzn.to/2XcrZTz

😍 Deseja criar os seus próprios games?  

>>> http://bit.ly/gameja  

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!