Jeff Sutherland

https://evolvingagile.wordpress.com/tag/jeff-sutherland/

Jeff Sutherland é o criador do Scrum e escreveu alguns livros sobre o assunto. Jeff criou o Scrum na década de 1990.

Jeff foi piloto de reconhecimento na guerra do Vietnã (1967) onde corria perigo de ser abatido, mas sempre manteve a calma porque foi ensinado na Força Aérea a controlar riscos com o seguinte pensamento: observar, avaliar, decidir e agir, e esta experiência acabou afetando todo o seu estilo de vida.

Quando Jeff voltou da guerra fez mestrado em estatística em Standford e passou a maior parte do tempo possível no laboratório de inteligência artificial da universidade.

Depois tornou-se professor de matemática da Air Force Academy, onde ingressou no programa de PhD em biometria na University of Colorado Medical School. Jeff perguntou ao seu orientador John Bailar o que ele precisaria fazer para escrever uma tese que as pessoas quisessem ler.

Então John entregou a Jeff trezentos artigos médicos sobre câncer com dados estatísticos sobre tumor em animais e humanos e disse: se você explicar por que todos eram diferentes ele conseguiria o título de doutor, e foi exatamente o que Jeff fez e conseguiu o título de doutor.

Mas Jeff passou anos para descobrir o que acontecia quando uma célula se tornava cancerosa.

Nisto ele aprendeu muito sobre a teoria dos sistemas e como um sistema apresenta apenas determinados estados estáveis.

Levou dez anos para Jeff descobrir as regras parar transpor um sistema adaptativo complexo de um estado para outro, e como fazer com que o próximo estado fosse positivo em vez de negativo.

Anos depois ele viu que as organizações, equipes e pessoas constituem sistemas adaptativos complexos.

Ele percebeu que as organizações se comportavam como o seu estudo, se houvesse uma mudança no seu meio o caos acontecia, mais rapidamente a organização se adaptava novamente, a questão era: a mudança foi para melhor? A célula é cancerosa ou saudável?

A nova questão de Jeff era: como podemos descobrir regras simples que possam guiar as equipes a entrar em um estado mais produtivo, feliz, incentivador, divertido e arrebatador? Ele passou quinze anos tentando descobrir a resposta.

Durante o governo Reagan, as verbas destinadas à pesquisa científica foram drasticamente cortadas, incluindo as destinadas ao estudo do câncer realizada pelos National Cancer Centers, onde Jeff trabalhava.

Como ele se destacava na sua área, a empresa MidContinent Computer Services solicitou os seus serviços porque queria desenvolver um produto chamado “Caixa Automático de Autoatendimento” (ATM em inglês), ou caixas eletrônicos.

O ano era 1983 e sacar dinheiro significa ficar em uma fila no banco ou passar de carro em um drive-through bancário, você precisava preencher um cheque para “sacar” a quantia que queria e entregá-lo ao caixa.

Eles estavam com problema para fazer suas redes se comunicarem entre si. Eles precisavam de alguém que conhecesse sistemas, então fizeram uma proposta para Jeff para ser o vice-presidente de sistemas avançados.

As máquinas que formavam a rede de computadores eram iguais às que Jeff passara anos rodando os seus programas de doutorado, então, ele era uma ótima opção para resolver o problema.

👍 Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo  

>>> https://amzn.to/2X8wv0v  

#scrum #jeffsutherland 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!