Jogos Eletrônicos (Anos 1950 e 1960)

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 13/11/2024

Jogos Eletrônicos

Lição 1: As Origens dos Jogos Eletrônicos (Anos 1950 e 1960)

Objetivo da lição: Compreender como e onde surgiram os primeiros jogos eletrônicos, o contexto tecnológico da época e as inovações iniciais que moldaram a indústria.

1.1 – A Tecnologia de Computadores no Pós-Guerra

Nos anos 1950, os computadores eram raros, enormes e extremamente caros. Portanto, apenas universidades e instalações de pesquisa os utilizavam. Nesse contexto, cientistas e estudantes começaram a experimentar com jogos eletrônicos para explorar o potencial dessas máquinas.

1.2 – Os Primeiros Jogos: Experimentação e Pioneirismo

  • 1952 – OXO (Jogo da Velha): A.S. Douglas, na Universidade de Cambridge, Inglaterra, criou o OXO, um jogo simples de Jogo da Velha que rodava em um computador EDSAC. Por isso, muitos o consideram um dos primeiros jogos gráficos e pioneiro no uso de uma interface visual.
  • 1958 – Tennis for Two: Em 1958, o físico americano William Higinbotham desenvolveu o Tennis for Two no Laboratório Nacional de Brookhaven para entreter visitantes. Ele usou um osciloscópio para simular um jogo de tênis, no qual os jogadores controlavam uma bola em uma tela. Consequentemente, muitos lembram desse jogo como um dos primeiros a oferecer uma experiência visual e interativa.

1.3 – Spacewar! e o Nascimento dos Jogos em Computador

  • **1962 – Spacewar! **: No MIT (Massachusetts Institute of Technology), Steve Russell e outros estudantes desenvolveram o Spacewar!, um dos primeiros jogos de computador interativos. O jogo colocava duas naves espaciais em combate e foi projetado para ser jogado no computador PDP-1. Assim, o Spacewar! influenciou profundamente o desenvolvimento de jogos futuros, e muitos o citam como o primeiro “jogo moderno”.

1.4 – Conceitos Fundamentais Estabelecidos

Esses primeiros jogos foram importantes por vários motivos:

  • Interatividade: Eles introduziram a ideia de interação homem-máquina em tempo real, abrindo novas possibilidades para o uso dos computadores.
  • Entretenimento: Além disso, mostraram que os computadores podiam ser usados para mais do que cálculos científicos e administrativos, explorando seu potencial como ferramentas de entretenimento.
  • Inspiração para Futuros Desenvolvedores: A partir desses experimentos, a comunidade acadêmica percebeu o potencial dos jogos como uma nova mídia, incentivando futuros desenvolvedores a explorarem o campo.

Exercício

Pesquise sobre o PDP-1 e como as universidades o utilizavam. Qual era o seu propósito principal antes de se tornar uma máquina de jogos com o Spacewar!?

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