Campos e Métodos
No Java há dois elementos primários: métodos, muitas vezes chamado de funções ou procedures em outras linguagens, e campos, mais conhecidos como variáveis. Juntos estes elementos são chamados de membros da classe. Variáveis guardam o estado de um programa, e métodos opera o estado. Se há uma mudança importante, a variável irá guardar esta mudança. Isto é tudo que as classes fazem. É o programador que cria e organiza os elementos de tal forma que resulta em um código útil, ideal, para outros programadores entenderem.
Uma classe Java se parece com isto:
public class Animal{
}
O Java tem palavras especiais que são as keywords(palavras chaves ou palavras reservadas). A palavra public é uma keyword, significa que ela pode ser utilizada por outras classes. A palavra class é uma keyword, significa que você está definindo uma classe. A palavra Animal é o nome da classe, ela não é uma keyword. Uma classe pode ter qualquer nome desde que não seja um nome de uma keyword. Vamos adicionar um campo a esta classe.
public class Animal{
String name;
}
A palavra name é o nome da variável. A palavra String é o tipo da variável. Em um tipo String podemos guardar textos, como este: “isto é uma string”. String é também uma classe fornecida pelo Java. Vamos adicionar alguns métodos.
Da linha 3 à 5 foi definido um método. Um método é uma operação que pode ser chamada. A palavra public torna este método apto para ser chamado de outras classes. A palavra return, retorna uma resposta que neste caso é uma String, porque name é uma String. Da linha 6 à 8 temos outro método. Este método tem a palavra void, que significa que não haverá retorno de nenhum valor quando este método for chamado. Para chamar este método há a necessidade de passar uma informação que é chamada de parâmetro. Entre parênteses está o parâmetro que precisa ser recebido, é uma String que tem o nome de newName.
Uma declaração total de um método é chamada de assinatura do método. Por exemplo: public String getName().
Consegue identificar o tipo do retorno e o parâmetro deste exemplo?
public int numberVisitors(int month)
O tipo do retorno é um int, o qual é um valor numérico. O tipo do parâmetro também é um int.
Comentários
Outro elemento comum em um código é o comentário. Os comentários não são códigos executáveis, por isto podem ser colocados em qualquer lugar. Comentários podem fazer o seu código ficar mais fácil de ser entendido. Há três tipos de comentários no Java. O primeiro é chamado de comentário simples ou de uma linha.
// comente até o fim da linha
O comentário simples começa com duas barras. Você pode digitar qualquer coisa depois das duas barras, mas apenas em uma linha. O segundo é o comentário de múltiplas linhas ou de múltiplos comentários.
/* Agora sim,
* posso digitar em mais de uma linha.
*/
Este comentário começa com /* e termina com */ Não precisa colocar * para cada linha, mas fica mais fácil a leitura. O terceiro é o comentário Javadoc.
/**
* Javadoc é um comentário para documentação
* @author Blackzig
*/
Este comentário é quase igual ao comentário de múltiplas linhas, a diferença é que este comentário começa com /** e pode-se colocar algumas anotações que são reconhecidas pelo o Javadoc como @author.
Tente identificar os tipos destes comentários:
/*
*// tamanduá
*/
// urso
// // gato
// /* cachorro */
/* elefante */
/*
*/* furão */
*/
No tamanduá o comentário é de múltiplas linhas, mesmo que dentro dele tenha comentários simples, tudo é considerado como comentário de múltiplas linhas. No urso é um comentário simples. No gato e cachorro também são comentários simples, não importa o que venha depois das //, tudo é considerado como um comentário simples. No elefante é um comentário de múltiplas linhas, mesmo que esteja apenas em uma linha. No do furão se fosse colocar isto em um código iria gerar um erro de compilação. Preste atenção:
/*
*/ temos um comentário de múltiplas linhas vazio, mas depois veja:
* furão *
O furão está entre duas *, e isto não é válido como um comentário, deveria estar assim:
/* furão */
E por fim depois do furão está assim:
/ */ falta alguma coisa não acha?
Para ficar certo deveria estar desta maneira:
/*
*//* furão *//*
*/
Livro fonte: OCA: Oracle Certified Associate Java SE 8 Programmer I Study Guide: Exam 1Z0-808 (English Edition)
👍 Curso de Desenvolvimento Web Completo
❤️ Curso Java Para Iniciantes
#java #certificação
Deixe um comentário