O conceito de banco de dados relacional foi originalmente desenvolvido em 1970 pelo Dr. E. F. Codd.

Isso foi feito em seu artigo chamado: A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks” (Communications of the ACM 13(6): 377–387)
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2008. Memorial Tributes: Volume 12. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/12473.

Banco de dados relacional é uma coleção de informações relacionadas, organizadas em tabelas. Cada tabela armazena dados em linhas; os dados são organizados em colunas. As tabelas são armazenadas em esquemas de banco de dados, que são áreas onde os usuários podem armazenar suas próprias tabelas. Um usuário pode conceder permissões a outros usuários para que eles possam acessar suas tabelas.

Um ponto importante a ser lembrado é que as informações que compõem um banco de dados são diferentes do sistema usado para acessar essas informações. O software usado para acessar um banco de dados é conhecido como sistema de gerenciamento de banco de dados. O banco de dados Oracle é um desses softwares; outros exemplos incluem SQL Server, o DB2 e o MySQL.

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados implementam uma linguagem padrão conhecida como Structured Query Language ou SQL. Dentre outras coisas, a linguagem SQL permite recuperar, adicionar, modificar e excluir informações em um banco de dados.

Fonte: Livro: Oracle Database 11g SQL

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!