Android #3

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 27/07/2019

Instalando o Android Studio

Para instalar o Android Studio não tem segredo, veja o começo deste artigo para fazer a instalação https://micheladrianomedeiros.com.br/blog/kotlin-para-android/ e siga o tutorial até chegar nesta tela.

Criando um Projeto

Depois de escolher o Empty Activity clique em Next.

Agora deixa nesta configuração.

O Name e o Save location você pode mudar para qual quiser. Clique em Finish.

Vamos abrir o arquivo activity_main.xml no modo Text. Ele já vem configurado para mostrar um Hello World na tela.

Nosso aplicativo vai ter um texto para mostrar o nome do aplicativo, um local para digitar o valor, um botão para fazer o cálculo e mais um texto para mostrar o resultado. Vamos fazer as modificações para obter esta tela.

A primeira coisa é mudar o tipo de layout, mudei o ConstraintLayout para LinearLayout. Mudei os atributos do layout_width e layout_height para fill_parent. E adicionei o orientation vertical.

O TextView do Hello World você pode apagar. O código deve ficar assim:

Agora no arquivo MainActivity.java vamos digitar o comportamento desta calculadora.

Primeiro temos que identificar os elementos que iremos utilizar que adicionamos no activity_main.xml, todos estes elementos estão identificados com um id, por exemplo, @+id/answer.

Para colocar os comportamentos destes elementos temos que identificá-los no arquivo MainActivity.java, e na figura você pode ver como é feito isto.

Temos que adicionar um “escutador” no botão calcular gorjeta. O listener permite sabermos quando o usuário clicou no botão.

O código a seguir é o que deve ser colocado dentro do método onClick.

Vamos executar o programa. Pressione o F6 ou clique no botão de player.

Provavelmente você não vai ter nenhum devices aparecendo. Então, você terá que criar um, clicando no botão Create New Virtual Device, os passos para criar um device está no artigo que eu passei anteriormente  https://micheladrianomedeiros.com.br/blog/kotlin-para-android/.

No meu caso eu criei um com API 15 porque se você não lembra no começo escolhemos esta API para criar o projeto, porém por algum motivo no meu computador o emulador com a API 15 não funcionou. Então, criei um  device com a API 19. Você pode criar com qualquer versão da API, mas recomendo tentar com a 15 ou a 19 como eu fiz.

Aí está nosso programa de cálculo de gorjeta rodando.

No console podemos ver alguns resultados que colocamos no código com a anotação Log.i.

Veja que nosso programa mostra o valor total da refeição, que é o valor da refeição mais 20% sobre o valor da refeição.

E pronto, fizemos nosso primeiro programa.

 Google Android. Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com O Android SDK 

https://amzn.to/2NmqVbi

 CRIANDO APLICATIVOS DO ZERO E FÁCIL 

>>> http://bit.ly/androidblack  

#android

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D!

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional