E pensei. Nada é fácil, não é? Quando entrei para a empresa, vi que os projetos estavam utilizando o método Waterfall.
Havia centenas de programadores que trabalhavam duramente o dia todo, mas eles não entregavam nada no tempo e dentro do orçamento.
As máquinas de autoatendimento(ATM) custaram 30 porcentos a mais do previsto. E eles não sabiam a razão.
Eu gastei algum tempo tentando entender como as coisas funcionavam. Você pode imaginar como os gerentes trataram este pessoal.
Havia muitos gritos, micro gerenciamentos e outros métodos que faziam o trabalho ficar mais difícil de haver algum sucesso.
Mas não importava o quanto a gerência pressionava, os projetos continuavam atrasados e acima do orçamento e não entregavam o que supostamente deveriam entregar.
Eu decidi que a melhor opção para nós era mudar tudo. A operação foi quebrada em pedaços para ser consertadas aos poucos, com isto decidi fazer uma empresa dentro da empresa.
Eu perguntei ao nosso CEO Ron Harris, se era possível separar todas as pessoas envolvidas no projeto do ATM da empresa.
Nós teríamos nosso próprio time de venda, time de marketing e o nosso time das finanças.
Ron foi um CEO brilhante e criativo que confiou no meu trabalho. Talvez se fosse outra pessoa, isto nunca teria acontecido.
Depois de escutar as minhas ideias ele disse: “Sutherland, se você quer pegar este tipo de problema, fique à vontade.”
E peguei. Eu fui até os desenvolvedores e gerentes e disse: “A primeira coisa que devemos fazer é parar de fazer coisas que nos prejudica.”
É como aquela velha piada que o sujeito tinha dor de cabeça e só parou quando deixou de bater a cabeça na parede. “Nós temos que entender o melhor jeito de fazer o trabalho,” e continuei, “e isto começa agora.”
Então criamos esta pequena empresa e subdividimos em pequenos times. As gratificações foram baseadas no desempenho individual, e no resultado total que eles trouxeram para a empresa.
Nós criamos ferramentas que depois de dez anos tornou o Scrum que é hoje, por exemplo, o conceito de Product Owner, o Product Backlog e os Sprints semanais, o qual explicarei mais adiante.
Em seis meses, nós nos tornamos a divisão mais lucrativa da empresa. Lembrando que era o setor que gastava 30 porcento a mais do previsto.
Nosso sistema Nonstop Tandem foi o primeiro sistema online de transação bancária segura. Nós estávamos em toda América do Norte.
Hoje em dia você encontra um ATM em qualquer lugar do país. Estas máquinas sabem exatamente o quanto de dinheiro você tem.
Meu time trabalhou muito para que isto funcionasse. E se você utiliza esta máquina hoje e agradece por ela existir eu te digo: “de nada”.
👍 Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo
#scrum #jeffsutherland
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