Listas, Tuplas e Dicionários
Listas são coleções ordenadas com seus valores separados por vírgulas e que estão contidas entre colchetes. Índices começa no zero. Os itens da lista não precisam ser do mesmo tipo e podem ser separadas, concatenadas e manipuladas de muitas maneiras.
O código de exemplo a seguir cria uma lista, e depois faz uma separação criando uma lista e adiciona elementos de uma lista para outra e cria uma matriz a partir das duas listas.
Antes de digitar o código faça o seguinte comando python -m pip install numpy no terminal.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 |
import numpy as np if __name__ == "__main__": ls = ['laranja', 'banana', 10, 'folha', 77.009, 'árvore', 'gato'] print('tamanho da lista: ', len(ls), ' itens') print('quantidade de gatos: ', ls.count('gato'), ',', 'indexador do gato:', ls.index('gato')) print('\nlista manipulada: ') gato = ls.pop(6) #removeu o gato da lista print ('gato: ', gato, ', lista: ', ls) ls.insert(0, 'gato') #adicionou o gato na lista no índice 0 ls.append(99) #adicionou o 99 no fim da lista print (ls) ls[7] = '11' #sobrescreveu o valor de índice 7 print (ls) ls.pop(1) print (ls) ls.pop() #remove o último índice da lista print (ls) print ('\nlista dividida: ') print ('Os 3 primeiros elementos da lista: ', ls[:3]) print ('Os últimos de 3 elementos da lista: ', ls[3:]) print ('Começa no 2º vai até o 5º valor: ', ls[1:5]) print ('Começa no do 3º índice e vai até o fim da lista: ', ls[-3:]) print ('Começa do 2º e vai até o penúltimo valor da lista: ', ls[1:-1]) print ('\ncria uma nova lista a partir de outra lista: ') print ('lista: ', ls) fruta = ['laranja'] mais_fruta = ['maçã', 'kiwi', 'pera'] fruta.append(mais_fruta) #adicionando a lista mais_fruta na lista fruta print('Adicionado: ', fruta) fruta.pop(1) print('Lista fruta: ', fruta) fruta.extend(mais_fruta) print('Extendido: ', fruta) a, b = fruta[2], fruta[1] #relaciona os valores respectivamente print ('Parte dos valores da lista: ', a, b) print ('\ncriar matriz a partir das duas listas: ') matriz = np.array([ls, fruta]) print (matriz) print ('1ª linha: ', matriz[0]) print ('2ª linha: ', matriz[1]) |
Resultado da saída:
O código do exemplo começa com a importação do NumPy, este pacote é fundamental (biblioteca, módulo) para a ciência da computação. É útil para álgebra linear, o qual é fundamental para a ciência de dados. As bibliotecas do Python são gigantes e cheias de métodos.
import numpy as np
No exemplo, o bloco principal começa criando a lista ls, mostra o tamanho da lista e o número de elementos (itens), a quantidade de gatos que tem na lista, e o índice da lista onde encontra-se o valor gato.
ls = [‘laranja’, ‘banana’, 10, ‘folha’, 77.009, ‘árvore’, ‘gato’]
print(‘tamanho da lista: ‘, len(ls), ‘ itens’)
print(‘quantidade de gatos: ‘, ls.count(‘gato’), ‘,’, ‘indexador do gato:’, ls.index(‘gato’))
O código continua a manipular a lista ls. Primeiro, o sétimo elemento (índice 6) é removido e seu valor é guardado na variável gato. Lembre-se que listas começam a contar do número zero.
gato = ls.pop(6) #removeu o gato da lista
A função pop() remove gato da lista ls. Segundo, gato é adicionado novamente a lista ls só que na posição 1 (índice 0) e o valor 99 é adicionado ao fim da lista.
ls.insert(0, ‘gato’) #adicionou o gato na lista no índice 0
ls.append(99) #adicionou o 99 no fim da lista
A função append() adiciona um objeto no fim da lista. Terceiro, a string ‘11’ substitui o oitavo elemento (índice 7).
ls[7] = ’11’ #sobrescreveu o valor de índice 7
Finalmente, o segundo elemento e o último elemento são removidos da lista ls.
ls.pop(1)
ls.pop() #remove o último índice da lista
O código continua a cortar a lista.
Primeiro, imprime os três primeiros elementos com o código ls[:3].
print (‘Os 3 primeiros elementos da lista: ‘, ls[:3])
Segundo, imprime os três últimos elementos com o código ls[3:].
print (‘Os últimos de 3 elementos da lista: ‘, ls[3:])
Terceiro, começa a imprimir os valores do segundo elemento até o índice cinco com o código ls[1:5].
print (‘Começa no 2º vai até o 5º valor: ‘, ls[1:5])
Quarto, imprime os três últimos elementos da lista com o código ls[-3:].
print (‘Começa no do 3º índice e vai até o fim da lista: ‘, ls[-3:])
Quinto, começa a imprimir do segundo elemento até o penúltimo elemento da lista com o código ls[1:-1].
print (‘Começa do 2º e vai até o penúltimo valor da lista: ‘, ls[1:-1])
O código continua e cria uma lista a partir de outra lista.
Primeiro, cria uma lista com apenas um elemento e outra lista com três elementos.
fruta = [‘laranja’]
mais_fruta = [‘maçã’, ‘kiwi’, ‘pera’]
Segundo, adiciona a lista mais_fruta para a lista fruta. Note que foi adicionado uma lista no segundo elemento da lista fruta, talvez não é isto que você deseja fazer.
fruta.append(mais_fruta)
Terceiro, remove o segundo elemento da lista fruta e estende a lista mais_fruta para a lista fruta. A função extend() simplifica uma lista antes de adicioná-la a outra. Com isto, agora a lista fruta tem quatro elementos.
fruta.pop(1)
fruta.extend(mais_fruta)
Quarto, o valor do terceiro elemento é adicionado na variável a e o valor do segundo elemento é adicionado ao valor b. Python permite atribuir múltiplos valores de variáveis em apenas uma linha, o que é muito prático.
a, b = fruta[2], fruta[1] #relaciona os valores respectivamente
O código termina criando uma matriz com as duas listas (ls e fruta) e imprime os valores. Uma matriz Python é um array dimensional (2-D) que possui linhas e colunas, o qual cada linha é uma lista.
matriz = np.array([ls, fruta])
Fonte livro: Data Science Fundamentals for Python and MongoDB
😄 CURSO PYTHON PARA WEB COM FLASK
Deixe um comentário