Abstração Para Ocultar Complexidades

Suponhamos que você quer escrever um programa que irá computar a soma entre todos os números entre 10 e 20.

Esse código irá somar 10 + 11 + 12 + … + 20 e imprimir 165. Suponhamos que você quer computar a soma de todos os inteiros entre 40 e 60.

A soma de todos os inteiros entre 40 e 60 irá imprimir 1050. Veja que há similaridades e diferenças entre os dois códigos. A lógica é a mesma em ambas.

Contudo, o intervalo entre os números é diferente. Isso significa que a lógica é a mesma, e sendo assim, você pode evitar escrever o código duas vezes.

Agora os valores de menorNumero e maiorNumero não são conhecidos, isso significa que você fez a abstração do processo. Para utilizar essa nova forma esses números devem vir de algum lugar, geralmente fazemos um método para recebê-los.

O nome do método é somaDoIntervaloEntreOsDoisNumeros. O método tem um tipo de retorno que está sinalizado antes do nome do método, ele é o resultado da computação. O método recebe dois parâmetros que estão identificados com o tipo.

Para chamar um método passando os números 10 e 20, fica dessa maneira:

A chamada do outro método fica dessa maneira:

Dessa maneira fizemos o que é chamado de abstração da parametrização, porque não sabemos os números que serão passados nos parâmetros.

No mundo da programação é comum você precisar utilizar métodos que você não criou ou outras pessoas utilizar métodos que você criou.

Sendo assim, você precisa documentar o que o método faz para que outros programadores saibam como utilizar. No Java tem uma marcação para criar a documentação que produz o Javadoc.

Você deve escrever a documentação do método entre as marcações /** escreve a documentação */. O Javadoc gera uma documentação no formato html que é parecido com a documentação Java.

Fonte: Beginning Java 9 Fundamentals: Arrays, Objects, Modules, JShell, and Regular Expressions (English Edition)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!