Compiladores

Um compilador é um programa que lê um programa escrito numa linguagem (a linguagem fonte) e o traduz num programa equivalente numa outra linguagem (a linguagem alvo). Na leitura da tradução do código fonte para o código alvo pode ocorrer um erro.

http://www.gpec.ucdb.br/pistori/disciplinas/compiladores/na_co_cg.htm

Ao longo dos anos 50, os compiladores foram considerados programas notoriamente difíceis de se escrever. O primeiro compilador Fortran, por exemplo, consumiu 18 homens-ano para implementar (Backus et al. [1957]). Com os avanços de hoje um estudante pode criar um compilador de um semestre.

O Modelo de Compilação de Análise e Síntese

Existem duas partes na compilação: a análise e a síntese. A parte de análise divide o programa fonte nas partes constituintes e cria uma representação intermediária dele. A de síntese constrói o programa alvo desejado, a partir da representação intermediária. Das duas, a síntese requer as técnicas mais especializadas.

Durante a análise, as operações implicadas pelo programa fonte são determinadas e registradas numa estrutura hierárquica, chamada de árvore. Frequentemente, é utilizado um tipo especial de árvore, chamado árvore sintática, na qual cada nó representa uma operação e o filho de um nó representa o argumento da operação. A figura representa uma árvore sintática.

Muitas ferramentas de software que manipulam programas fonte realizam primeiro algum tipo de análise. Exemplos:

Editores de estruturas: Um editor de estruturas toma como entrada um conjunto de comandos para construir um programa fonte. Realiza não só as funções de um editor de textos ordinários, tais como criação e modificação deles, mas também analisa o conteúdo de um programa fonte, estabelecendo-lhe uma estrutura hierárquica apropriada. O editor de estruturas pode, também, realizar tarefas adicionais que são úteis ao preparo de um programa. Por exemplo, o autocomplete do Netbeans.

Pretty printers: Um pretty printers analisa um programa e o imprime numa forma em que sua estrutura se torne claramente visível.  Por exemplo, o editor coloca em cores diferentes métodos, argumentos, comentários e assim por diante. Um exemplo deste tipo de editor é o VS Code.

https://medium.com/@fbnlsr/10-essential-extensions-for-vs-code-fdfa17f4f66c

Verificadores estáticos: Um verificador estático lê um programa, analisa-o e tenta descobrir erros potenciais, sem executá-lo. Por exemplo, um verificador estático pode detectar quais as partes do programa fonte que não poderão nunca ser executadas, ou que uma certa variável poderia ser usada antes de ter sido definida. Um exemplo de verificador estático é o Pylint.

https://www.pylint.org/

Interpretadores: Os interpretadores são frequentemente usados para executar linguagens de comandos, dado que cada operador numa tal linguagem é usualmente uma invocação de uma rotina complexa, como um editor ou compilador. Similarmente, algumas linguagens de “nível muito alto”, como PHP, são normalmente interpretadas, pois existem muitos atributos de dados que não podem ser determinados em tempo de compilação.

É válido lembrar que alguns editores de códigos realizam duas ou mais características que foram apresentadas.

Compiladores não está apenas presente na captura de um código fonte e transformá-lo em um código de máquina. Há outras áreas que utilizam a tecnologia dos compiladores. Exemplos:

Formatadores de texto: Um formatador de texto toma por entrada um fluxo de caracteres, a maior parte do mesmo como texto a ser composto tipograficamente, mas com alguma parte incluindo comandos, a fim de indicar parágrafos, figuras ou estruturas matemáticas, tais como subscritos e sobrescritos. Por exemplo, o Word.

https://www.clarosoftware.com/portfolio/claroread-word/

Compiladores de silício: Um compilador de silício possui uma linguagem fonte que é similar ou idêntica à de uma linguagem de programação convencional. Entretanto, as variáveis da mesma não representam localizações de memória, mas sinais lógicos (0 ou 1) ou grupos de sinais de um circuito de chaveamento. A saída é um projeto de circuito, numa linguagem apropriada. Por exemplo, o VisualParadigm Online.

https://online.visual-paradigm.com/pt/features/logic-diagram-software/

Interpretadores de queries**: Um interpretador de queries traduz um predicado, contendo operadores booleanos ou relacionais, em comandos, para percorrer um banco de dados, de forma a satisfazer ao predicado. Por exemplo, o phpmyadmin.

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/mudar-url-wordpress-mysql-phpmyadmin/

Livro fonte: Compiladores: princípios, técnicas e ferramentas

Livros sobre compiladores

#compiladores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!