O que é Manutenibilidade?

Imagine dois sistemas que tem exatamente a mesma funcionalidade. Entramos com os mesmos dados para os dois e ambos devolvem a mesma resposta. Um dos sistemas é rápido, fácil de usar e seu código é fácil de modificar. O outro é lento, difícil de usar e seu código é quase impossível de entender. Os dois sistemas fazem a mesma coisa, o que os diferencia é a qualidade.

Manutenibilidade (o quão fácil um sistema pode ser modificado) é uma das características de um software de qualidade. Performance (o quão lento ou rápido o sistema responde) é outra.

A International Standard ISO/IEC 25010:2011 divide a qualidade do software em oito características: manutenibilidade, adequação funcional, eficiência de performance, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança e portabilidade.

Mesmo a ISO 25010 não descreve como medir a qualidade de um software, isto não significa que não dá para medir.

Os Quatros Tipos de Manutenibilidade de Software

Manutenção de software não é sobre o desgaste do software. Software não é algo físico, portanto, ele não se desgasta como as coisas físicas. Mesmo assim muitos sistemas são modificados a todo tempo depois da sua entrega. Isto sim que é manutenção. Há quatro tipos de manutenção que podemos distinguir:

Bugs são descobertos e devem ser arrumados (isto chama-se manutenção corretiva).

O sistema tem que se adaptar as mudanças do ambiente no qual vai atuar. Por exemplo, atualizar o sistema operacional ou tecnologias (isto  chama-se manutenção adaptativa).

Usuários do sistema (e/ou outros envolvidos) querem uma nova ou modificar alguma funcionalidade (isto chama-se manutenção de melhoria).

São identificadas melhorias para aumentar a qualidade ou prevenir futuros bugs (isto chama-se manutenção preventiva).

Porque a Manutenibilidade é Importante?

Como foi visto a manutenibilidade é apenas um dos oito itens para identificar a qualidade de um software segundo a ISO 25010.

A falta de manutenibilidade tem impacto nos negócios.

A manutenibilidade é um facilitador para que os outros itens sejam alcançados.

Manutenibilidade tem Impacto Significante nos Negócios

No desenvolvimento do software, a fase de manutenibilidade muitas vezes duram 10 anos ou mais. Na maioria do tempo, há vários problemas que devem ser resolvidos (manutenção corretiva e adaptativa) e a melhoria deve ser encontrada (manutenção de melhoria). A eficiência e eficácia para resolver estes problemas deve ser melhorada para o bem estar dos usuários.

Os esforços com manutenção são menores quando o problema é resolvido com rapidez e facilidade. Sendo assim, precisa-se de menos pessoas (programadores) para realizar o trabalho e o custo será menor. Quando o número de desenvolvedores para manutenção permanece o mesmo, há mais tempo para fazer outras tarefas, tais como construir uma nova funcionalidade. Manutenções rápidas é bom para o marketing da empresa e melhora a aceitação de novos produtos. Se os problemas não forem resolvidos e o sistema ficar lento e problemático, corre o perigo de ele ser descartado.

A resolução e melhoria de problemas são duas vezes mais rápidas em sistemas com a manutenibilidade acima da média. Este fator é significante em um sistema para empresas. O tempo que leva para resolver problemas pode levar dias ou semanas. Não há diferença entre consertar cinco bugs ou dez em uma hora, a questão é ser mais eficiente nestas tarefas que seus concorrentes.

A Manutenibilidade é um Facilitador para que os Outros Itens Sejam Alcançados

É outra razão do porquê da manutenibilidade ser importante para a qualidade do software. Quando um sistema tem alta manutenibilidade, é fácil melhorar outras áreas, tais como consertar um bug na segurança. Otimizar um software requer modificações no seu código, seja para performance, adequação funcional, segurança ou qualquer dos outros itens que estão na ISSO 25010.

Algumas vezes as modificações são pequenas. Outras vezes elas são mais complicadas. Toda modificação requer encontrar um específico pedaço do código e analisá-lo, e depois entender a sua lógica e saber no que este código está ajudando na facilidade do sistema, ver também a qual outras dependências este código está amarrado e testá-los, depois é só começar a por a mão na massa. Se a manutenibilidade do sistema for fácil, no processo de modificação você será capaz de implementar otimizações. Por exemplo, um código que tem uma manutenibilidade alta é mais estável, diferente de um código de baixa manutenibilidade que ao fazer uma modificação ocorre efeitos colaterais, isto torna muito difícil analisar e testar o código.

Building Maintainable Software, Java Edition: Ten Guidelines for Future-Proof Code (English Edition)

https://amzn.to/2G6plnJ

#manutenibilidade

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!