Definição de Módulo

Um software é um módulo independente e um componente de software implantável de um grande sistema que interage com outros módulos que estão ocultos dentro da implementação. Há uma interface que permite a intercomunicação modular.

A interface define que componentes que são fornecidos externamente utilize componentes requeridos para uso interno. Um módulo determina um limite para uma específica parte do código fonte que está dentro do módulo. Isso também fornece flexibilidade e aumento de reutilização do sistema de software.

Módulos podem ser descobertos a partir da compilação. Um módulo pode expor alguma das suas classes para o exterior ou encapsular dentro dele e evitar acesso externo.

Um módulo pode ser visto como uma caixa preta. Ele tem um input e um output e executa uma função específica. Pegando o input, aplica algumas lógicas de negócio, e retorna um output.

Um módulo é reutilizável, testável, manejável e implantável. Múltiplos módulos podem ser combinados para formar um novo módulo. Programação modular é a chave para reduzir o número de bugs em um sistema complexo de software para o mínimo.

Dividindo a aplicação dentro de pequenos módulos, cada módulo terá menos defeitos porque é uma funcionalidade que não é complexa. Montando esse módulo menos propenso a erro resulta em uma aplicação com menos erros.

Uma das chaves da modularidade é quebrar a aplicação em pequenos pedaços, pequenos módulos são fáceis de implementar porque tem pouca complexidade. Os módulos podem ser interconectados facilmente na compilação ou em tempo de execução. Cada módulo precisa ser vinculado ao núcleo da aplicação.

Um módulo geralmente consiste em duas partes: o módulo de interface e o módulo de implementação. O módulo interface definem os objetos que exportam e importam. Os objetos exportados são objetos adequados para serem expostos pelo módulo.

Importação e Exportação de Módulos

Os objetos importados são objetos que o módulo requer de fora para o uso interno. O módulo de implementação define as variáveis, constantes e implementação de métodos.

Utilizando um módulo como uma variável, instância de variável, constante ou funções não permitidas. Um módulo pode consistir de objetos que podem ser apenas utilizados internamente e objetos podem ser exportados para outros módulos para uso externo.

Abstração de dados, o principal conceito de modularidade, é armazenado como uma informação oculta para não ser acessível de fora, a não ser que seja especificado por uma exportação. Por padrão, a estrutura interna e implementação interna de um módulo são ocultas de outros módulos.

A mudança de execução de um módulo específico não deveria ter um impacto em outros módulos. Adicionalmente, seria possível adicionar um novo módulo para o sistema sem quebrar nada no sistema.

Porque apenas a interface de um módulo é visível para fora do módulo, isso faz possível para o desenvolvedor mudar a implementação interna do módulo sem quebrar a aplicação.

A estrutura de um software modular é basicamente definida por conexões e correlações entre módulos. Algumas características de um módulo incluem:

  • Um módulo precisa definir interfaces para comunicação com outros módulos.
  • Um módulo define separações entre o módulo de interface e o módulo de implementação.
  • Um módulo deveria ter um grupo de propriedades que contém informações.
  • Dois ou mais módulos podem ser juntados.
  • Um módulo deveria ser uma responsabilidade bem definida. Cada função deveria implementar apenas um módulo.
  • Um módulo precisa ser testado independentemente de outros módulos.
  • Um erro em um módulo não deveria propagar para os outros módulos.

Como Deve ser um Módulo

Vamos ver um pequeno exemplo. Se nós temos dois módulos Jigsaw chamados A1 e A2, e u pacote no módulo A2 chamado P2, quero acessar no módulo A1, então algumas condições devem ser seguidas:

  • O módulo A1 deveria depender do módulo A2; módulo A1 deveria ter uma especificação declarando que “necessita” do módulo A2.
  • O módulo A2 deveria exportar o pacote P2 para ser acessível para outros módulos que depende dele. No nosso caso, na declaração do módulo A2 nós precisamos especificar um “exportar” para o pacote P2.

O pacote P2 será acessível ao módulo A1 se ambas as condições estiverem corretas na compilação. Se nenhuma ou apenas uma condição mencionada acima for encontrada, então o P2 não será acessível ao módulo A1.

Essa parte de conceito de configuração confiável que foi introduzida no JDK9. Olhe os conceitos que constroem a fundação de uma aplicação modular:

  • Forte encapsulação
  • Interfaces explícitas
  • Alta coesão dos módulos
  • Baixa acoplação de módulos

Entendendo o Sistema de Módulos do Java – Parte 2

Fonte: Java 9 Modularity Revealed: Project Jigsaw and Scalable Java Applications (English Edition) 

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