Criando Jogos Com o Scratch #3

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 11/02/2020

Movendo o Inseto

Como vamos fazer para movimentar o inseto? Isso é muito fácil de fazer. O inseto deve ir avançando até o jogador virar para a esquerda ou direita.

Para mover o inseto, nós iremos utilizar os blocos do Scratch para mover para frente e virar para os lados.

O jogador terá que controlar o inseto que não para de se mover, e vamos ver se isso vai ficar divertido.

Vamos começar fazendo o inseto mover para frente. O bloco que move o sprite para frente, move apenas um passo para frente.

Como nós não queremos que o inseto para depois de dar apenas um passo, vamos ter que adicionar um loop.

Um loop é um bloco que faz alguma coisa acontecer mais de uma vez. Para o inseto continuar andando, nós iremos utilizar um bloco de loop para repetir o movimento.

Clique na categoria Control para ser mostrado todos os blocos disponíveis, você vai ver que há vários tipos de blocos com diferentes scripts.

Você verá que os blocos irão crescer como ramificações de uma árvore. Quando diferentes ações acontecerem no jogo, o Scratch irá executar ramificações específicas desses blocos.

Os blocos têm espaços onde outros blocos podem ser encaixados. Por exemplo, os blocos de looping tem diferentes formas dependendo da situação.

Vamos usar um simples loop, o qual é um loop eterno. Quando o loop eterno começar, ele será executado até o jogo terminar.

Vamos utilizar o loop eterno porque queremos que o inseto se mova enquanto o jogo estiver sendo executado.

Pegue o bloco forever e encaixe no bloco when clicked.

Você pode colocar outro bloco de código dentro do bloco forever. Tudo que estiver ligado ao bloco forever será executado várias vezes até o jogo terminar ou se tiver algum dispositivo para parar a execução.

Vamos adicionar dentro do bloco forever o bloco moves steps. Esse bloco está na categoria Motion.

Temos também que adicionar um bloco que não permite o inseto sair fora do Stage, porque o jogador não vai conseguir ver o inseto.

Então, vamos adicionar um limite, um bloco de loop que faça o inseto mudar de direção quando bater nesse limite e o loop continuará enquanto o jogo continuar.

Para fazer essa execução tem um bloco chamado if on edge, bounce. Adicione ele abaixo do bloco move steps.

O bloco move 10 steps, isso faz o sprite mover 10 passos em uma direção dentro dos limites.

Com um duplo clique no número de passos você é capaz de mudar o número 10. Um número baixo faz o inseto se mover mais lento. Vamos mudar o número para 5.

Vamos executar o jogo para testar. O inseto deve mover para direita até o limite do Stage, então reverter a direção e voltar para a esquerda, esse ciclo irá acontecer até o fim do jogo.

Enquanto o jogo estiver rodando, o bloco que está sendo executado ficará com um brilho. Esse brilho ajuda na correção de possíveis erros.

Fonte: Livro Make Your Own Scratch Games! https://amzn.to/2XcrZTz

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