Resolução de Imagem Digital e Proporção: Definindo o Tamanho da Imagem e Forma
Imagem digital é feita de duas dimensões (2D) arrays de pixels. Pixels é o encurtamento para Picture (pix) Elements (els). O número de pixels em uma imagem é expresso pela resolução, que é o número de pixels na imagem Width (largura ou W, às vezes refere-se ao eixo x) e Height (altura ou H, às vezes refere-se ao eixo y).
Quanto mais pixels sua imagem tem, mais resolução é para ter. É similar ao funcionamento da câmera digital, que tem mais megapixels que seu dispositivo de captura (o qual geralmente sua Charged-Coupled Device (CCD) da câmera, que captura dados da imagem), quanto maior a qualidade da imagem que pode ser alcançada.
Para encontrar o número total de pixels, multiplique a largura de pixels pela à altura de pixels. Por exemplo, em uma tela VGA 800×480 a imagem conterá 384.000 pixels, que é exatamente 3/8ths de 1MB. É assim que você encontra o tamanho da imagem, pode ser em kilobytes (ou megabytes) utilizado na altura e largura para mostrar na tela.
A forma de uma imagem digital é especificada utilizando a proporção da tela (aspect ratio). Proporção da tela é a proporção largura:altura para a imagem digital e define o quadrado (1:1 proporção) ou retângulo (que é conhecido como widescreen) da forma da imagem digital. Telas com proporção 2:1 (widescreen), pode ter uma resolução 2160×1080, resolução que está disponível nos equipamentos.
Uma proporção 1:1 é sempre um quadrado perfeito, como a proporção 2:2 ou 3:3. Um desenvolvedor IoT pode utilizar essa proporção em um smart watch, por exemplo. É importante é ver que a proporção está entre o número de largura e altura, ou variáveis X e Y, que define a forma da imagem ou tamanho da tela, não somente os números. Os números definem a resolução, ou o total da capacidade de pixel array, para uma tela.
Uma proporção deve sempre ser expresso com um par de números que pode ser efetuado (reduzido) em ambos os lados da proporção. Eu geralmente faço o cálculo da proporção dividindo os dois valores. Por exemplo, se você tem a resolução SXGA 1280×1024, metade desse valor é 640×512, em metade desse valor é 320×256.
Metade de 320×256 é 160×128, e metade desse valor é 80×64, e metade desse valor é 40×32, e metade desse valor é 20×16, e metade desse valor é 10×8, esses valores têm um proporção de 5:4.
Fonte: Pro Java 9 Games Development
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