Direcionando o Inseto
Nosso inseto pode mover apenas em linha reta, mas queremos que o jogador use as setas do teclado para girar o inseto para a esquerda e direita. Primeiro, vamos checar se o jogador pressionou a tecla para fazer o inseto virar.
Segundo, quando sabemos qual a tecla o jogador pressionou (setas esquerdas ou direita), nós precisamos fazer o inseto virar na direção correta.
Nós usamos o branching de novo como vimos no bloco if() para checar se o jogador pressionou a tecla, então (e somente então) irá fazer o inseto virar. De novo, todos os blocos relacionados ao branching estão na categoria Control.
Clique e arrase um bloco i() then e coloque abaixo do bloco move. Nós colocamos no bloco forever, assim o jogador pode virar o inseto enquanto o jogo está em execução.
O hexagonal no meio do if() guarda um valor no bloco. Esse valor checa se uma específica ação aconteceu, tais como se as bordas do jogo foram tocadas ou se o jogador pressionou a teclas.
O bloco Sensing deve ser colocado dentro do hexágono. Coloque o bloco chamado: key(space) pressed? No lugar do space selecione o left arrow.
Quando o jogador pressionar a seta para a esquerda, queremos que o inseto vire para a esquerda. Na categoria Motion, você vai encontrar o bloco turn left 15 degrees. Peque esse bloco e coloque dentro do bloco if(). Mude o valor de 15 para 10 o bloco turn left 15 degrees.
Execute o jogo e verá quando clicar na tecla de seta para a esquerda o inseto irá virar para a esquerda, se você ficar com a tecla pressionada o inseto irá virar para a esquerda até você soltar a tecla.
Vamos fazer o mesmo procedimento para o lado direito.
Teste o jogo, e veja que você consegue virar para direita e esquerda o inseto pressionando as respectivas teclas de setas no teclado.
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