O que é o Android?

Android é uma plataforma de software que está revolucionando o mercado global de aplicativos para celulares. É a primeira plataforma de aplicativos para telefones celulares de código-fonte aberto que se fez notar pelos maiores mercados de telefonia celular do globo.

O Android é primeiramente um esforço do Google, em colaboração com a Open Handset Alliance. Open Handset Alliance(https://www.openhandsetalliance.com/) é uma aliança de dezenas de organizações comprometidas em trazer para o mercado um telefone celular “melhor” e mais “aberto”.

A plataforma Android

Android é um ambiente de software escrito para dispositivos móveis. Não é uma plataforma de hardware. O Android incluiu um Sistema Operacional (OS) baseado em um Kernel Linux, uma rica Interface de Usuário (IU), aplicativos de usuários, bibliotecas de código, frameworks de aplicativo, suporte a multimídia e muito mais.

Uma característica da plataforma Android é que não existe diferença entre os aplicativos integrados e os aplicativos que você cria com o SDK. Isso significa que você pode escrever poderosos aplicativos que acessam os recursos disponíveis no dispositivo. A principal característica do Android é que seu código-fonte é aberto. Elementos faltantes podem ser fornecidos pela comunidade global de desenvolvedores. O OS baseado em Linux do Android não possui um ambiente de shell sofisticado, mas como a plataforma é aberta, você pode escrever e instalar shells em um dispositivo. Do mesmo modo, codecs multimídia pode ser fornecidos por desenvolvedores independentes e não é necessário depender do Google ou de mais ninguém para fornecer novas funcionalidades. Esse é o poder de uma plataforma de código-fonte aberto no mercado móvel.

As camadas do Android

Kernel Linux fornece uma camada fundamental da abstração de hardware, além de serviços base como gerenciamento de processos, memória e sistema de arquivos. O Kernel é onde os drivers específicos de hardware são implementados como: Wi-Fi e Bluetooth são encontrados aqui. A camada Android é projetada para ser flexível, como muitos componentes opcionais que dependem muito da disponibilidade do hardware específico de um dado dispositivo. Esses componentes incluem recursos como teclas sensíveis ao toque, câmeras, receptores GPS e acelerômetros.

https://developer.android.com/guide/platform?hl=pt

Algumas bibliotecas

Tecnologia de navegador do Webkit, o mesmo mecanismo de código-fonte aberto por trás dos navegadores Safari do Mac e Safari Mobile do iPhone. O Webkit se tornou o padrão de fato para a maioria das plataformas móveis.

Suporte a banco de dados via SQLite, um banco de dados SQL fácil de usar.

Suporte gráfico avançado, incluindo 2D, 3D, animações com a Scalable Games Language (SGL), e OpenGL ES.

Suporte a áudio e vídeo com o OpenCORE da PacketVideo e o framework de mídia Stagefright do Google.

Capacidade Secure Sockets Layer (SSL) do projeto Apache.

Serviços

Atividades e visualizações, janelas, serviços baseados em localização, telefonia e recursos.

Android Runtime

Pacotes básicos Java para um ambiente quase completo de programação Java.

O Android Runtime (ART) é o tempo de execução padrão para dispositivos que executam o Android 5.0 (nível de API 21) e versões posteriores. Esse tempo de execução oferece diversos recursos que melhoram o desempenho e a estabilidade da plataforma e dos aplicativos Android. Saiba mais sobre os novos recursos do ART em Introdução ao ART.

No entanto, algumas técnicas que funcionam na Dalvik não funcionam no ART. Este documento apresenta considerações necessárias ao migrar um aplicativo existente para que ele seja compatível com o ART. A maioria dos aplicativos deve funcionar com o ART. https://developer.android.com/guide/practices/verifying-apps-art

😍 CRIANDO APLICATIVOS DO ZERO E FÁCIL 

>>> http://bit.ly/androidblack  

😍 Google Android. Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com O Android SDK 

https://amzn.to/2NmqVbi

#android  

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!