Entendendo as Declarações e Importações de Pacotes
O Java tem milhares de classes que já vem inclusas no JDK e outras que desenvolvedores criam que podem ser utilizadas no seu projeto. Com este mundo de classes o java precisa de uma maneira para organizá-las. E o jeito é similar a guardar objetos em uma gaveta. O Java organiza as classes em pacotes (packages em inglês).
Imagine se eu te colocasse na frente de várias gavetas e pedisse para você encontrar determinado objeto sem dar nenhuma informação. Seria mais fácil se eu te dissesse o que estou procurando e por exemplo o número da gaveta. Então, o Java também precisa destas informações para saber qual classe você deseja utilizar, para isto ele precisa saber o pacote e a classe.
Vamos ver o que acontece se eu tentar compilar este código:
public class ImportExample{
public static void main(String[] args){
Random r = new Random();
System.out.println(r.nextInt(10));
}
}
Vai gerar o seguinte erro:
Como você pode ver houve um erro de compilação. A mensagem cannot find symbol nos dá a pista do que aconteceu. Veja que tem uma seta no Random, isto significa que foi esta classe que o compilador não conseguiu encontrar. Lembre-se que você deve dizer ao Java em qual pacote a classe está localizada, e se você analisar o código em nenhum lugar dissemos onde a classe Random pode ser encontrada.
E como fazemos isto? Vamos tentar deste jeito:
import java.util.Random;
public class ImportExample{
public static void main(String[] args){
Random r = new Random();
System.out.println(r.nextInt(10));
}
}
Se você compilar este programa e executar a saída será um número entre 0 e 9. Agora o programa compila e executa sem nenhum erro, porque na primeira linha dissemos ao java onde está localizada a classe Random. A palavra import diz ao Java em qual pacote encontra-se a classe que queremos utilizar.
Wildcards
Vimos que para fazer as importações de uma classe devemos dizer em que pacote ela encontra-se. Mas se eu quiser importar mais de uma classe, vou ter que importar uma por uma? Não, temos a possibilidade de importarmos todas as classes contida em um pacote. Vamos ao um exemplo:
import java.util.*;
public class ImportExample{
public static void main(String[] args){
Random r = new Random();
System.out.println(r.nextInt(10));
}
}
Este é o mesmo código anteriormente apresentado, com a diferença que agora tem um asterisco no import, este asterisco que é chamado de wildcard. Fazendo o import desta maneira não estamos apenas importando a classe Random, mas todas as classes que estão contidas no pacote java.util.
O wildcard é uma maneira mais curta de fazer importações de classes, algumas pessoas podem pensar que fazer a importação de todas as classes de um pacote vai deixar o sistema lento. Isto não acontece porque o compilador sabe qual classe o sistema vai utilizar, portanto na compilação ele só importa as classes que precisa.
Adquira o ebook Aprendendo Java para Certificação Volume 1 -> http://ebook.micheladrianomedeiros.com.br/
#java #certificação
Deixe um comentário