Construtores
Para criar uma instância de classe, basta adicionar new a frente da classe. Por exemplo:
Random r = new Random();
Primeiro você escolhe a classe que deseja criar o objeto, no exemplo é a classe Random, e depois de um nome para o objeto, que no caso é r. Para finalizar a criação do objeto você adiciona o new mais o construtor da classe, que no nosso exemplo é Random().
Random() parece um método, porque é seguido de parênteses. Mas na verdade isto é chamado de construtor, é um tipo especial de método que cria um objeto. Vamos criar um construtor:
1 2 3 4 5 |
public class Chick{ public Chick(){ System.out.println(“dentro do construtor”); } } |
Há dois pontos que devemos ver no construtor: o nome do construtor é igual ao nome da classe e não há retorno de tipo, ou seja, o construtor não retorna nada. Pode aparecer algo assim no exame:
public void Chick(){} //não é um construtor
Quando você ver um método que tem o nome iniciado com letra maiúscula e tem um tipo de retorno, preste atenção. Isto não é um construtor porque há um retorno (void), void também é considerado um tipo de retorno. É um método comum que não serve para criar um objeto (new Chick).
O propósito de um construtor é inicializar campos, contundo você pode colocar o código que quiser dentro dele. Outra maneira de inicializar campos é fazer diretamente na linha onde são declarados. Vamos ver um exemplo:
1 2 3 4 5 6 7 |
public class Chicken { Int numEggs = 0; //inicializado na linha String name; Public Chicken(){ name = “Duke”; //inicializado no construtor } } |
Para a maioria das classes você não vai precisar colocar nenhum código no construtor e nem declarar, porque o compilador fará isto para você.
Lendo e Escrevendo Campos do Objeto
É possível ler e escrever variáveis de instância diretamente dentro de um chamador. No exemplo, um cisne bota ovos:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
public class Cisne { int numeroDeOvos; //instanciando a variável public static void main(String[] args){ Cisne mae = new Cisne(); mae.numeroDeOvos = 1; //escrevendo valor para variável System.out.println(mae.numeroDeOvos); //ler variável } } |
Quando se diz ler uma variável, você vai escutar o termo get. O get foi executado diretamente pela a variável out. Escrever um valor para uma variável é conhecido como set. No exemplo a variável numeroDeOvos recebe o valor 1.
Você pode ler e escrever campos diretamente na linha de declaração:
public class Name {
String first = “Theodore”;
String last = “Mouse”;
String full = first + last;
}
Nas linhas das variáveis first e last utiliza a escrita e na linha da variável full utiliza a escrita e leitura. A variável full primeiro lê as variáveis first e last e depois escreve nela.
Blocos Inicializadores de Instância
Quando vimos os métodos, vimos que há chaves ({}). O código entre as chaves é chamado de bloco de código.
Algumas vezes os blocos de código estão dentro do método. Eles são executados quando o método é chamado. Outra vezes, os blocos de códigos estão fora do método. Estes são chamados de blocos Inicializadores de instância.
Quantos blocos você vê no exemplo? Quantas instâncias inicializadoras você vê no exemplo?
public static void main(String[] args){
{System.out.println(“Penas”);}
}
{System.out.println(“Nevada”);}
Há três blocos de código e uma instância inicializadora. A contagem de blocos é fácil: apenas conte os números de pares das chaves. Se não houver pares de abertura ({) e fechamento de chaves (}), o código não irá compilar. Não importa se as chaves estão dentro do método main(), mesmo assim serão contados.
Para contar as instâncias inicializadoras, os blocos que estão dentro de métodos não devem ser contados. No exemplo só há um par de chaves fora do método. Então só há uma instância inicializadora no exemplo.
Ordem da Inicialização
Quando escrevemos códigos que inicializam campos em múltiplo lugares, temos que saber a ordem de inicialização. Vamos ver algumas regras:
O construtor executa depois de todos os campos e blocos inicializadores de instância serem executados.
Exemplo:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 |
public class Chick { private String name = “Fluffy”; {System.out.println(“valor atribuído ao campo”);} Public Chick() { name = “Tiny”; System.out.println(“construtor executado”); } public static void main(String[] args) { Chick chick = new Chick(); System.out.println(chick.name); } } |
Executando este exemplo a saída é:
valor atribuído ao campo
construtor executado
Tiny
Vamos analisar a execução. A execução começa no método main() porque é por onde todo código Java começa.
Começamos chamando o construtor Chick. O Java cria um objeto. Primeiro inicializa a variável name com o valor de “Fluffy”. A seguir executa o bloco inicializadora de instância “valor atribuído ao campo”.
Depois de todos os campos e blocos inicializadores de instância serem executados, o Java retorna para o construtor. Dentro do construtor a variável name tem o seu valor mudado para “Tiny” e é executado uma saída de mensagem.
Agora que o construtor foi executado, a execução retorna para o método main para continuar a execução do código, que no caso é a saída de mensagem com o valor da variável name.
A ordem de campos e blocos de código é importante. Você não pode modificar o valor de uma variável antes de inicializá-la.
{System.out.println(name);} //não compila
private String name = “Fluffy”;
Pode ser que apareça questões sobre inicialização na prova. Vamos ver mais um exemplo. Qual será a saída deste código?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 |
public class Egg { public Egg() { number = 5; } public static void main(String[] args) { Egg egg = new Egg(); System.out.println(egg.number); } private int number = 3; {number = 4;} } |
A saída será 5. Campos e blocos são executados primeiro e na ordem, a variável number recebe o valor 3 de depois 4. A seguir o construtor é executado e a variável number recebe o valor 5.
❤️ Curso Java Para Iniciantes
👍 Curso de Desenvolvimento Web Completo
Deixe um comentário