Ordenação de Elementos de uma Classe
A tabela mostra a ordem de declaração dos elementos de uma classe.
Vamos ver um exemplo:
Garbage Collection
Garbage collection refere-se ao processo automático da liberação de memória no heap que remove objetos que não estão mais sendo utilizados pelo programa.
Há diferentes algoritmos para garbage collection, mas você não precisa saber nada disto para o exame.
O que você precisa saber é que existe o System.gc() o qual não é garantido que execute, outra coisa que você deve saber é reconhecer objetos que são elegíveis para o garbage collection.
Vamos ver o que é este System.gc(). Pelo nome você deve achar que este método executa o garbage collection. Só que não.
O máximo que acontece é que você diz ao Java que é uma boa hora para o Java executar o garbage collection, mas isto não significa que ele irá executar.
Um objeto permanecerá no heap até não for mais necessário. O objeto não é mais necessário quando acontece uma das duas situações acontecer:
- O objeto não é mais referenciado.
- Todas as referências do objeto estão fora do escopo.
Não confunda uma referência com o objeto que é referenciado, são coisas diferentes.
A referência é uma variável que tem nome e pode ser usado para acessar conteúdos de um objeto. Uma referência pode ser assinada por outra referência, passada por um método ou retornado por um método. Todas as referências têm o mesmo tamanho e não importa o tipo. (1)
Um objeto que esteja no heap, ele não tem nome. Com isto, você não tem meio de acessar o objeto a não ser por referência. Os objetos virão de todas as formas e tamanhos e consumirão quantidade diferentes de memória. Um objeto não pode ser assinado por outro objeto, nem pode ser passado ou retornado por método. (2)
Vamos ver a diferença entre referência e objeto para entender o garbage collection. Vamos ver o código e entender quando o objeto fica elegível para o garbage collection:
Na linha 3 são criadas as variáveis one e two. Na linha 4 nós temos o nosso primeiro objeto. Na linha 5 temos o nosso segundo objeto. A figura representa o que temos até agora.
Na linha 6 a variável one aponta para o “b”. Na linha 7 temos uma nova variável com o nome three que é referenciada ao “b”. Veja como fica.
Na linha 8 a referência da variável one é desfeita com o valor null. Vamos ver quando os objetos estavam elegíveis para o garbage collection.
Na linha 6 o objeto que contém o valor “a” pode ser eleito para o garbage collection. O objeto com o valor “b” só será eleito para o garbage collection quando sair do escopo, ou seja, quando chegar na linha 10.
❤️ Curso Java Para Iniciantes
👍 Curso de Desenvolvimento Web Completo
Deixe um comentário