Criando Jogos Com o Scratch #2

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 24/09/2019

Desenhando um Backdrop

O Stage é parecido com um sprite e tem seus próprios scripts, costumes e sons. Costumes para o Stage são chamados de backdrops. Qualquer imagem que você criar para o Stage será um backdrop para a janela do jogo. Você pode ter múltiplos backdrops e trocar entre eles em diferentes momentos do seu jogo. Por exemplo, o primeiro nível do seu jogo pode ser em uma floresta, e o segundo nível pode ser de baixo da água. Para Leaf Me Alone, nós precisamos apenas de um backdrop porque há apenas um nível. Vamos desenhá-lo.

Clique em Stage(o retângulo branco) que está à direita da lista de Sprites. O Stage deve mostrar o texto backdrops 1 logo abaixo. Abaixo do texto há um botão azul com um ícone de stage que funciona como o botão de escolha de Sprite. Passe o mouse sobre o botão que acontecerá a mesma coisa que aconteceu com o botão de Sprite, só que agora há opções para backdrops.

Ao invés de fazer um novo backdrop, nós temos uma área branca e vamos começar por ela. Vamos desenhar uma folha para o nosso inseto comer.

Nós usaremos duas cores para o backdrop: uma para desenhar a folha e a outra utilizei a cor azul para simular o céu. Utilizar apenas duas cores é importante para quando você for escrever a programação, então não adicione mais do que duas cores.

No meu caso precisei diminuir o desenho do meu inseto e posicionei ele para começar na ponta da folha. Para diminuir o tamanho do inseto basta mudar o valor da caixa size. Para mudar o inseto de local, mude os valores da caixa x e y.

Agora que temos o inseto e a folha, vamos fazer o inseto se mover.

No meu caso precisei diminuir o desenho do meu inseto e posicionei ele para começar

Utilizando o Evento de Blocos

Clique no inseto e depois escolha a aba Code. Na esquerda, na primeira coluna há várias categorias que representam blocos que podemos escolher. Clique nas categorias e veja que os blocos mudam o seu conteúdo.

Por exemplo, na categoria Events você verá que há blocos para eventos, os quais esperam um outro evento para entrar em ação.

A maioria das categorias são auto explicativas. A categoria Motion tem blocos de controle de movimentos. A categoria Looks tem blocos para mudar a aparência do sprite. A categoria Sound possui blocos para tocar sons.

Todo bloco de programação começará com um bloco de eventos. Clique em Events e você verá os blocos de eventos possuem os topos arredondados. No Scratch a leitura sempre começa do topo para baixo. Lembre-se que sempre os blocos de eventos começam primeiro, os outros blocos vêm depois.

Eventos responde à questão: Quando eu fizer isto, depois faço o que? O bloco de evento que iremos utilizar para começar é o que tem a bandeira verde. Clique nele e arraste para o quadro da direita.

O jogo começa quando clicar na bandeira verde. Então os próximos eventos do jogo estarão ligados a este bloco.

Fonte: Livro Make Your Own Scratch Games! https://amzn.to/2XcrZTz

Deseja criar os seus próprios games?  

>>> http://bit.ly/gameja  

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D!

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional