Data Science (ciência de dados) é um campo interdisciplinar englobando métodos científicos, processos, e sistemas para extrair conhecimento ou percepções de dados de vários formulários, seja estruturado ou não. É um pouco de princípios da matemática, estatística, ciência da informação, machine learning, visualizações, data mining, e análise preditiva. Contudo, seu fundamento está na matemática. Algumas pessoas utilizam Python para aprender a manipular as informações, então vamos ver um pouco de Python.
Python
Python tem vários recursos que o torna ideal para aprender a fazer Data Science. É gratuito, o código é relativamente simples, fácil de entender, e há muitas bibliotecas úteis para facilitar os problemas para serem resolvidos na Data Science. É fácil montar um protótipo de virtualização de cenário e demonstração dos conceitos da Data Science de uma maneira fácil de entender.
Funções e Strings
As funções do Python são de primeira classe, isto significa que elas podem ser utilizadas como parâmetros, retorna de um valor, atribuir a uma variável, e salvar eu uma estrutura de dados. Simplesmente, funções funcionam como se fossem uma variável. Funções podem ser personalizadas ou built-in(embutidas). A personalização da função fica a cargo do programador, enquanto o built fica a cargo da linguagem. Strings são tipos muito populares de inclusão mesmo com aspas simples ou duplas.
O exemplo a seguir define as funções personalizadas e usa as funções embutidas.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 |
def num_to_str(n): return str(n) def str_to_int(s): return int(s) def str_to_float(f): return float(f) if __name__ == "__main__": float_num = 999.01 int_num = 87 float_str = '23.09' int_str = '19' string = 'how now brown cow' s_float = num_to_str(float_num) s_int = num_to_str(int_num) i_str = str_to_int(int_str) f_str = str_to_float(float_str) print(s_float, 'is', type(s_float)) print(s_int, 'is', type(s_int)) print(f_str, 'is', type(f_str)) print(i_str, 'is', type(i_str)) print('\nstring', '"' + string + '" has', len(string), 'characters') str_ls = string.split() print('split string:', str_ls) print('joined list:', ' '.join(str_ls)) |
Saída:
Uma forma popular de codificação hoje em dia é mostrar as importações das bibliotecas e funções primeiro, e depois segue o bloco do código. O código começa com três funções personalizadas que converte números em strings, strings em números, e strings em float. Cada função retorna uma função embutida que permite o Python fazer a conversão. Se precisar fazer comentários no código utilize # para comentários de uma linha e ‘’’ para múltiplas linhas. O comentário de múltiplas linhas deve começar com ‘’’ (fazer o seu comentário) e terminar com ‘’’.
Há cinco variáveis declaradas no código.
A seguir há quatro linhas que convertem cada variável para outro tipo.
Por exemplo, a função num_to_str converte a variável float_num para um tipo string.
As próximas quatro linhas mostram os valores e os tipos das variáveis. A função type() retorna o tipo do objeto.
O restante do código manipula as variáveis e mostra os seus valores.
Fonte livro: Data Science Fundamentals for Python and MongoDB
😄 Data Science Fundamentals for Python and MongoDB
😄 CURSO PYTHON PARA WEB COM FLASK
😍 Tdd com Python: Siga o Bode dos Testes: Usando Django, Selenium e JavaScript
#python #datascience
Deixe um comentário