Kotlin para Android #1

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 01/07/2019

Para começar a programar com Kotlin primeiro faça o download do Android Studio e instale-o. Para instalar não tem segredo é só ir avançado nas telas, quando você abrir pela a primeira vez o Android Studio precisará fazer alguns downloads que vão demorar para terminar. Link para o download do Android Studio https://developer.android.com/studio/?hl=pt-br.

Depois que o Android Studio fizer todos os downloads necessários a primeira tela que você verá é esta:

Habilitar o Celular no Modo Desenvolvedor

Para testar os programas produzidos não necessariamente você precisa ter um celular com Android, a ferramenta irá te dar a opção de emuladores para isto. Mas claro que se você tiver um celular com Android e testar diretamente nele é melhor.

Para o Android Studio reconhecer o seu celular como um dispositivo onde você irá testar o seus aplicativos, você deve habilitar no celular o modo desenvolvedor. Para isto deve-se fazer o seguinte no celular: configurações -> sobre o dispositivo e dê sete toques na tela para liberar o modo desenvolvedor. Agora basta conectar no celular no usb no pc e o Android Studio irá reconhecer o seu dispositivo.

Criando um Projeto

Agora clique em Start a new Android Studio project.Escolha a Empty Activity.

Escolha o nome do projeto, a locação, que no meu caso coloquei no C\Android, na language deixa no Kotlin, veja que também tem a opção Java caso queira programar nesta linguagem. No Minimum API level escolha a API 15, veja que se você mudar a API, a porcentagem diminui, esta porcentagem é a quantidade de aparelhos que o seu aplicativo dará suporte, ou seja, que irá funcionar a sua aplicação. Por isso deixei no 15 para pegar 100% dos aparelhos. Agora clique no Finish.

O Android Studio irá fazer mais downloads para construir o seu projeto, por isso espere (demora) até os downloads e configurações serem feitas. Se ficar tudo verde no build está tudo certo.

Criando um Emulador

Agora vamos configurar um emulador para termos esta opção também. Vá para Tools->AVD Manager

Clique em Create Virtual Device…

Escolha o Nexus 6. Nesta tela você pode escolher vários modelos de celulares, TV, tablets e tamanhos de tela.

Clique em download na API 27. Aqui você está escolhendo o sistema operacional que o seu emulador vai executar, note que se pode escolher vários sistemas. Na próxima tela clique em next, e adivinha… mais download.

Quando o emulador já está instalado não aparece mais a opção de download, clique em next.

Você pode dar um nome para o emulador que acabou de ser criado, há outras opções só que não irei mexer em nada. Clique em Finish.

Agora temos um emulador pronto para testar os aplicativos. Na minha imagem tem mais porque eu já tinha criado outros.

Fonte livro: Learn Kotlin for Android Development: The Next Generation Language for Modern Android Apps Programming 

>>> https://amzn.to/2Nppby9  

😍 CRIANDO APLICATIVOS DO ZERO E FÁCIL 

>>> http://bit.ly/androidblack  

😍 Google Android. Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com O Android SDK 

https://amzn.to/2NmqVbi

#android #kotlin

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D!

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional