Benefícios da Manutenibilidade Seguindo Padrões Simples
As pessoas podem achar que a manutenibilidade requer de uma “grande técnica resolvedora”: a única técnica ou princípios que resolve os problemas da manutenibilidade é a automágica.
Nossos princípios são bem diferentes da automágica: manutenibilidade requer seguir padrões simples que não são complicados. Esses padrões garantem uma manutenibilidade suficiente, ou seja, não é um sistema perfeito.
Os códigos que seguirem esses padrões podem ser mais fáceis de dar manutenção. Em algum ponto os ganhos com manutenibilidade se tornam maiores enquanto os custos se tornam menores.
Manutenibilidade Não é para Depois e Cada Contribuição Conta
Manutenibilidade precisa ser aplicada no início do projeto. Entendemos que é difícil identificar quando desviamos de um padrão. Por isso os programadores devem ser disciplinados para seguir as regras de um padrão, é neste item que você dá a sua contribuição.
Seguir padrões deixará o seu código com manutenibilidade e você será exemplo para os seus colegas. Fique sempre alerta para não relaxar na disciplina e deixar de seguir o padrão porque é mais fácil utilizar um atalho.
Para seguir padrões você não precisa ter as melhores habilidades, mas sim manter a disciplina de seguir o padrão durante o desenvolvimento.
Lembre-se que você não está fazendo o código só para você, mas também para outros que virão depois que podem ter menos experiência. Sendo assim, manter o seu código simples de entender é sempre a melhor opção.
Algumas Atitudes são Piores do que Outras
Algumas ferramentas de verificação de código assumem que qualquer desvio do padrão é uma má prática. Estas ferramentas supõem que todo desvio deve ser resolvido.
Na prática resolver todos os problemas que a ferramenta avisa não necessariamente é algo prático. A visão de resolver tudo ou nada pode levar o desenvolvedor a ignorar os problemas graves.
Vamos seguir um padrão simples e prático. Não vamos determinar que se o código tem muitas linhas de código é uma má prática, mas vamos analisar a qualidade que este código proporciona.
O código pode ter níveis de qualidade e seções que seguem o padrão à risca e outros que vão totalmente contra ao padrão.
Por exemplo, podemos considerar uma violação moderada se um método passar de vinte linhas e severa se passar de duzentas.
Deixe um comentário