Teoria de Programação
Três elementos: valores, princípios e padrões formam uma equação equilibrada para um estilo de desenvolvimento.
Os padrões descrevem o que fazer, os valores fornecem motivação e o princípios ajudam a traduzir a motivação em ação.
Três valores consistentes com a excelência em programação são comunicação, simplicidades e flexibilidade.
Embora às vezes entrem em conflito, com frequência eles se complementam.
Os melhores programas oferecem muitas opções para extensões futuras, não contêm elementos estranhos e são fáceis de ler e entender.
O código deve passar uma comunicação onde você se lembre o que aquele código faz mesmo depois de muito tempo sem vê-lo, e para que outras pessoas que venham a ver o código entendam rapidamente o que ele faz.
Donald E. Knuth diz que o programador deve procurar escrever um código como se fosse um obra de literatura, este método é chamado de programação literária.
Programação literária: https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_liter%C3%A1ria
Donald Knuth: https://pt.wikipedia.org/wiki/Donald_Knuth
Página de Donald Knuth: https://www-cs-faculty.stanford.edu/~knuth/
O código deve ser simples, códigos complicados demais afastam as pessoas de tentarem entender o que está sendo passado, aí que entra comunicação, ou seja, a comunicação e a simplicidade devem sempre estar juntas.
A complicação do código muitas vezes é porque queremos fazer um código funcionar de qualquer jeito, mas depois que funciona, dificilmente o programador volta ao código e tenta deixá-lo mais simples.
Um código flexível muitas vezes deriva da simplicidade ou da comunicação, mas também pode acontecer de a simplicidade e a comunicação fazer o código ficar mais complexo.
As vezes a complexidade do código trás a flexibilidade, então como você pode notar é difícil ter os três valores (comunicação, simplicidades e flexibilidade) no mesmo nível em um código.
A flexibilidade de um código sempre visa a facilidade de modificações futuras.
Princípios
Os princípios de um padrão de programação estão em um nível de ideias gerais, mais específicos para programação que os valores, mas também fundamentam os padrões.
Princípios relacionados a conceitos gerais, e não específicos, podem fornecer uma explicação para a motivação por trás de um padrão.
Entender os princípios serve como guia em situações novas. Vamos ver alguns princípios que estão por trás dos padrões de implementação.
Consequências locais: estruture um código que ao ser modificado apenas possa ter consequências locais e não em outros blocos de código.
Um código estruturado desta maneira é mais fácil de ser entendido, porque não há a necessidade de entender todo código para saber o que está sendo feito neste bloco de código específico.
Minimizar repetições: deve-se evitar repetir código, porque para fazer as modificações em um código repetido você terá que lembrar onde mais aquele código se repete.
Como pode ver isto não é um bom negócio. Uma das formas de remover uma duplicação é dividir o programa em pedaços pequenos, pequenas declarações, pequenos métodos, pequenos objetos, pequenos pacotes.
Essa comunhão é o que torna possíveis os padrões: ainda que haja diferenças entre diferentes pedaços de código, há também muitas similaridades.
Comunicar claramente quais partes do programa são idênticas, quais partes são completamente diferentes, quais partes são meramente similares e quais são completamente diferentes torna o código mais fácil de ler e mais barato de modificar.
Implementation Patterns (Addison-Wesley Signature Series (Beck)) (English Edition)
❤️ Curso Java Para Iniciantes
👍 Curso de Desenvolvimento Web Completo
#java
Deixe um comentário