Programando por Meio de Exemplos Java #3

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por blackzig
em 09/06/2020

Se você configurar o arquivo startup, então os comandos listados no arquivo startup serão executados ao invés de construir comandos no jshell depois do comando /reset.

Isso também significa que você não será capaz de usar as classes diretamente que são importadas por padrão e você não irá ter o método printf, a não ser que o seu arquivo startup contenham os imports.

Cria o arquivo sample.startup:

Agora execute os comandos:

O método println é definido, mas o método printf o qual foi definido por padrão no startup não está.

O prompt jshell tem o feedback quem mostra as respostas e espera entrada de dados, o prompt tem várias maneiras de mostrar as mensagens. Tem modelos pré definidos:

  • Normal
  • Silent
  • Concise
  • Verbose

O Normal é selecionado por padrão. Se você digitar /set feedback silent, o prompt retorna -> e jshell não irá detalhar os comandos. O /set feedback concise imprime um pouco de informação e /set feedback verbose imprime informações sobre os comandos executados:

Para sair do jshell digite o comando /exit. Assim você irá retornar para prompt do sistema operacional.

Vamos pegar o programa HelloWorld.java. O conteúdo é esse:

public class HelloWorld{

            public static void main(String[] args){

                        System.out.println(“Hello World!”);

            }

}

Para compilar o código execute o comando javac HelloWorld.java.

Esse comando gera um arquivo .class no mesmo diretório. Para executar o programa faça o comando java HelloWorld.

Dessa maneira você criou e executou o sue primeiro programa Java.

No Java, você não pode ter método ou funções standalone, como em outras linguagens. Todo método pertence a uma classe e todo classe pode ser declarado em um arquivo separado.

O nome do arquivo tem o mesmo nome da classe. O compilador requer que a classe seja pública. Mesmo classes não públicas costumam seguir essa convenção.

Se você renomear o arquivo HelloWorld.java para Hello.java, o compilador irá mostrar um erro quando tentar compilar o arquivo com o novo nome.

A declaração da classe começa com a palavra class, depois do nome da classe abre-se um par de chaves. Tudo dentro das chaves pertence a classe.

Por enquanto esqueça a palavra public e vamos ver o método main. O método não retorna nenhum valor, além disso, o retorno do valor é void.

O argumento chamado args, é uma String de array. Quando a JVM começa o método main, passa os argumentos para o programa que está dentro desse array. No momento nada é passado nesse array.

Links

O Método main()

Outros artigos

Fonte: Java 9 Programming By Example

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Aprenda a Criar e Programar Jogos Completos em 2D e 3D!

Seja um Desenvolvedor de Jogos Profissional