Alimentando os seus Leitores
RSS significa Really Simple Syndication (Organização Realmente Simples). Um feed de RSS é um recurso padrão que o leitor do blog espera ter.
O que realmente é RSS?
RSS é um escritor de servidor web em XML (Extensible Markup Language), gera um arquivo compacto que pode ser lido por um leitor RSS.
Imagine o RSS como uma atualização automática sindicalizada, um auto atualizador do que é “novo” para o seu website.
Alguns leitores de RSS.
Feedly – https://feedly.com/i/welcome – um RSS agregador para websites que publicam por RSS. Compila histórias publicadas de vários usuários escolhidos pelo usuário e permite que o usuário do Feedly organize as histórias e compartilhe o conteúdo com outras pessoas.
MailChimp – https://mailchimp.com/ – MailChimp é um serviço de email para envio de publicidades. Ele tem um serviço chamado RSS-to-email que permite enviar para os seus leitores via email as novas postagens no blog.
Divr.it – https://dlvrit.com/ – Utilize RSS para fazer posts automáticos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e outras mídias sociais.
Ferramentas como leitores de feed e serviços de email publicitários podem ser utilizados como RSS feed do seu site para consumir os dados e agregá-los a uma lista sindicalizada de conteúdo publicado no seu site.
Proprietários de sites que utilizam RSS tem um melhor alcance de suas publicações. Os leitores de RSS apresentados anteriormente podem fazer isso.
Para os seus leitores ficarem atualizados com seu conteúdo, eles podem assinar o seu RSS feed.
O RSS feed do WordPress são automaticamente descobertos por vários leitores de feed.
O leitor apenas precisa digitar a URL do site e o programa irá automaticamente encontrar o RSS feed do site.
O WordPress tem vários formatos de RSS feed. Porque os feeds são construídos dentro de uma plataforma de software, você não precisa fazer nada para fornecer aos seus leitores um RSS feed do seu conteúdo.
Rastreando de Volta (Trackback)
O melhor caminho de entender os trackbacks é pensar neles como comentários, exceto por uma coisa: Trackbacks são comentários deixados no seu site por outros sites, não pessoas.
Um trackback acontece quando você faz um post no seu site, e dentro desse post, você fornece um link que vai para outro site.
Quando você publica um post, seu site envia uma espécie de nota eletrônica para o site ao qual você vinculou.
Esse site recebe o memorando e envia um aviso de recebimento na forma de um comentário à postagem que você vinculou no site.
A informação contida dentro do trackback inclui um link de volta ao post do seu site que contém o link do outro site, com data e hora é um pequeno trecho do seu texto.
Os trackbacks são mostrados dentro da seção de comentários individuais dos posts.
O memorando é enviado via network ping (uma ferramenta utilizada para teste, ou verificação, para ver se um link está acessível na internet) do seu site para o outro site.
Este processo funciona desde que ambos os sites suportem o protocolo de trackback. Quase todos os principais CMSes suportam o protocolo trackback.
Mandar um trackback para um site é um jeito de dizer ao autor que você gosta da informação que ela está contida no site dele.
A maioria dos autores apreciam trackbacks para os seus posts vindo de outros publicadores.
Fonte livro: WordPress All–In–One For Dummies
Deixe um comentário