O padrão de design Delegate (ou Delegate Pattern) é um padrão de design de software que permite a um objeto delegar a responsabilidade de um determinado processo para outro objeto. Ele é comumente usado em situações onde um objeto precisa executar uma função, mas não pode ou não quer executá-la diretamente. Em vez disso, ele delega essa responsabilidade para um objeto especializado, conhecido como delegado.
Como funciona o Delegate Pattern:
- Objeto Delegador (Delegator): É o objeto que contém uma referência para o objeto delegado. Ele possui um método ou métodos que precisam realizar uma operação específica.
- Objeto Delegado (Delegate): É o objeto que realiza a operação delegada. Ele contém a implementação real da função que o objeto delegador deseja executar.
Exemplo em Java:
Vamos imaginar um cenário onde temos um objeto VideoPlayer
que precisa reproduzir vídeos de diferentes formatos. Em vez de implementar a lógica de reprodução diretamente no VideoPlayer
, podemos usar o Delegate Pattern para delegar a reprodução para um objeto especializado, como AviPlayer
, Mp4Player
, etc., dependendo do formato do vídeo.
Neste exemplo:
VideoPlayer
é a interface que define o métodoplay
para reproduzir vídeos.AviPlayer
eMp4Player
são implementações concretas deVideoPlayer
, cada um com sua própria implementação de como reproduzir vídeos de seus formatos específicos.VideoPlayerClient
é o objeto delegador que contém uma referência a um objetoVideoPlayer
e delega a responsabilidade de reprodução para ele.
O Delegate Pattern ajuda a separar preocupações e promove um design mais flexível e extensível, onde novas implementações de reprodução de vídeo podem ser adicionadas sem modificar diretamente o cliente (objeto delegador).
Deixe um comentário