Pip
Uma ferramenta básica para empacotamento para Python é o pip. Por padrão a instalação do Python não vem com o pip. Isto possibilita o pip ser mais rápido que a ferramenta padrão do Python e uma alternativa de implementação como o PyPy.
Contudo, eles estão disponíveis no módulo ensurepip. Isto permite o acesso ao pip via ensurepip python -m. É um jeito fácil de conseguir estas ferramentas.
O ensurepip é um pacote que dá suporte ao instalador do pip que vem com a instalação do Python ou em um ambiente virtual.
Algumas instalações Python desabilitam ensurepip. Quando não há ensurepip, há um jeito de instalar manualmente: get-pip.py. É feito o download de um arquivo e quando terminado será desempacotado.
Pip é o único pacote que precisa deste comando para instalar. Todos os outros pacotes podem, e poderiam ser instalados utilizando o pip. O upgrading do pip pode ser feito com o comando pip install –upgrade pip.
Dependendo como o Python foi instalado, em um “ambiente real” pode ou não pode ser modificado pelo nosso usuário. Em vários arquivos README e blogs encorajam o comando sudo pip install. Este é quase sempre o método errado de fazer: isto irá instalar os pacotes de forma global.
É quase sempre melhor instalar em um ambiente virtual. Como medida temporária, talvez instalar o que precisa em um ambiente virtual somente para o nosso usuário. O comando seria pip install –user.
O comando pip install irá fazer o download e instalar todas as dependências. Contudo, pode haver alguma falha caso precise fazer um downgrade de alguns pacotes.
É possível instalar a versão explícita: pip install package-name==<versão> isto irá instalar a versão específica. Esta também é uma boa maneira para adquirir apenas os pacotes que já estão no formato final, e não versões betas, teste ou similares.
Se o wheel estiver instalado, pip irá compilar usando o cache do pacote wheels. Isto é especialmente útil quando estiver em um ambiente virtual, desde que instalado o cached wheel. Isto é útil quando usar os pacotes “nativos” ou “binários” que são compilados com o C. O wheel cache elimina a necessidade e compilar o programa de novo.
Pip permite desinstalação, usando o comando pip uninstall. Este comando por padrão requer uma confirmação manual. Exceto por circunstâncias exóticas, este comando não é utilizado.
Se há um pacote que não deveria está lá, o normal seria destruir todo o ambiente e recriá-lo. Por razões similares o pip install –upgrade muitas vezes não é utilizado, o correto é destruir todo o ambiente e recriá-lo.
Há apenas uma situação onde é uma boa ideia utilizar o pip install –upgrade pip. Somente quando precisar atualizar o pip para uma nova versão.
Pip install fornece o “requirements file”, pip install –requirements ou pip install -r (https://jtemporal.com/requirements-txt/). Um arquivo requirements simplesmente tem um pacote por linha.
Isto não é diferente de especificar os pacotes por meio de comando de linhas. Contudo, arquivos requirements muitas vezes especifica “strict dependencies”.
Um arquivo requirements pode ser gerado a partir de um ambiente com pip freeze. O caminho normal para gerar o arquivo requirements em um ambiente virtual é o seguinte:
pip install -e
pip freeze > requirements.txt
Isto produz o arquivo requirements com a lista dos pacotes com a versão específica.
DevOps in Python: Infrastructure as Python
O projeto fênix
😄 Curso de Linux – Administração Total do Sistema Operacional
Deixe um comentário