Aprendendo o Básico
Antes de embarcar na jornada do React Native, você precisa saber um pouco sobre o React (também conhecido com ReactJS ou React.js). Nós vamos olhar um pouco sobre os conceitos do React, enquanto vemos o React Native.
Vamos começar! React é diferente da maioria das tecnologias populares da web. Os conceitos principais irão abrir a sua mente para um novo jeito de pensar se você gastar um tempo com o framework; este novo jeito de pensar é chamado por alguns como: pensar como o React. Você pode também escutar o termo “Escrever uma vez e rodar em qualquer lugar”, mas foi descartado por diversos fatores (web, mobile, tablets). React tem diferentes princípios “Aprenda uma vez e use em qualquer lugar”. Esta frase é um pouco diferente e libertadora.
De acordo com a documentação oficial, React é uma biblioteca JavaScript (e não framework) para criar interfaces de usuários (UIs). Foi um esforço combinado de times do Facebook e Instagram. React foi apresentado para o mundo em 2013, e foi um estouro, a aceitação pela a comunidade foi benéfica para a tecnologia utilizada no Facebook. De acordo com a documentação oficial, pode-se considerar o React como o V do model-view-controller (MVC), porque o React não está associado a esta tecnologia. Você pode usar a tecnologia que quiser para criar uma aplicação, tanto React ou React Native; você pode fazer mudanças em aplicações já prontas adicionando o React.
Por que React?
Nós realmente precisamos de outra biblioteca JavaScript? Se há muitas outras bibliotecas e frameworks. É difícil responder sem conhecer o novo framework do JavaScript.
React nasceu porque seus criadores de depararam com um problema: como construir uma grande aplicação que os dados mudam a toda hora. Este problema ocorre em quase toda aplicação em tempo real e o React foi criado para solucionar este problema. Como você sabe, muitos frameworks populares são MVC ou model-view-wildcard (MV*), mas o ponto importante aqui é que o React não é um framework MV*. Ele é apenas uma biblioteca para construir composable UIs para componentes UI que tem os seus dados modificados a toda hora. Diferente do popular framework JS, React não utiliza diretivas de templates ou Hypertext Markup Language (HTML). React constrói UIs por partes dentro de muitos componentes UI. Apenas isto. Significa que o React utiliza todos os recursos da linguagem de programação para construir e renderizar views.
Vamos ver algumas vantagens do React:
React utiliza JavaScript extensivamente: Tradicionalmente os views em HTML são separados da funcionalidade do JavaScript. Com o React, componentes são criados e não há seções monolíticas onde o JavaScript está ligado ao seu HTML.
Extensível e sustentável: Componentes são formados por uma marcação unificada com a lógica da sua view, que faz o UI ser fácil de ser extensível e mantido.
Virtual DOM: Aplicações React são maravilhosas. Por causa do Virtual DOM e o algoritmo diffing.
One-way data flow: dados ligados ao two-way é uma grande ideia, mas em aplicações do mundo real, isto gera mais dor de cabeça do que benefícios. Uma desvantagem com os dados two-way é que você não tem ideia como atualizar os dados. Com o one-way as coisas ficam simples: Você sabe onde os dados estão sendo modificados, isto faz que seja mais fácil a manutenção e os testes.
Iniciando com React.js
REACT NATIVE – CONSTRUINDO APLICATIVOS NATIVOS PARA ANDROID E IOS
#react #reactnative
Deixe um comentário