Objetos de Esquema

Uma característica de um RDBMS é a independência dos dados físicos para a estrutura lógica.

No Oracle Database, um esquema de banco de dados é uma coleção da estrutura lógica dos dados, ou esquema de objetos. Um usuário de banco de dados é proprietário de um esquema de banco de dados, o qual tem o mesmo nome que o usuário.

Esquema de objetos são estruturas criadas por usuários que diretamente refere-se aos dados no banco de dados. O banco de dados suporta muitos tipos de esquemas de objetos, os mais importantes são tabelas e indexações.

Um esquema de objeto é um tipo de objeto de banco de dados. Alguns objetos de banco de dados, tais como perfis e regras, que não residem em esquemas.

Tabelas

Uma tabela identifica uma entidade por exemplo, empregados.

Você define uma tabela com um nome, por exemplo, empregados e conjunto de colunas. No geral, você dá para cada coluna um nome, um tipo de dado e uma largura quando você cria uma tabela.

Uma tabela é um conjunto de linhas. Uma coluna identifica um atributo da entidade descrita pela a tabela, enquanto a linha identifica uma instância da entidade. Por exemplo, atributos da entidade empregados corresponde a colunas de empregado, como ID e sobrenome. Uma linha identifica um empregado específico.

Você pode opcionalmente especificar uma regra, chamada de restrição de integridade, para uma coluna. Um exemplo é o NOT NULL. Essa restrição força a coluna a conter um valor para cada linha.

Indexadores

Um indexador é uma estrutura de dados opcional que você pode criar em uma ou mais colunas da tabela. Indexadores pode aumentar a performance da recuperação de dados.

Quando processamos um pedido, o banco de dados pode usar os indexadores disponíveis para localizar uma linha específica. Indexadores são úteis quando aplicações muitas vezes precisam de uma específica linha ou um intervalo específico de linhas.

Indexadores são logicamente e fisicamente independentes dos dados. Portanto, você pode eliminar e criar indexadores sem afetar as tabelas ou outros indexadores. Todas as aplicações continuam a funcionar depois de eliminar um indexador.

Acesso a Dados

Uma necessidade geral para um DBMS é a adesão para aceitar padrões industriais de linguagens de acesso aos dados.

Structured Query Language (SQL)

SQL é um conjunto de linguagem declarativa que fornece uma interface para um RDBMS como o Oracle Database.

Linguagens procedurais tais como C descreve como as coisas devem ser feitas. SQL não é procedural e descreve o que deve ser feito.

SQL é um ANSI linguagem padrão para banco de dados relacionais. Todas as operações sobre os dados no Oracle são performados utilizando declarações SQL. Por exemplo, você usa SQL para criar tabelas, fazer pesquisas e modificar dados na tabela.

Uma declaração SQL é muito simples, mas um poderoso programa ou instrução. Usuários específicos dizem o que eles querem (por exemplo, nomes dos empregados), não como derivá-los. Uma declaração SQL é uma string de SQL como segue:

SELECT nome, sobrenome FROM empregados;

Declarações SQL habilita você fazer as seguintes tarefas:

Consultar dados

Inserir, atualizar e remover linhas da tabela

Criar, realocar, alterar e eliminar objetos

Garantir a consistência e integridade do banco de dados

SQL unifica todas essas tarefas em uma linguagem consistente. Oracle SQL é uma implementação do padrão ANSI. Oracle SQL suporta numerosos recursos que se estende além do padrão SQL.

PL/SQL e Java

PL/SQL é uma extensão procedural do Oracle SQL.

PL/SQL é integrado com o banco de dados Oracle, habilitando você a usar todas as declarações, funções e tipos de dados do SQL no baco de dados Oracle. Você pode usar PL/SQL para controlar o fluxo de um programa SQL, usar variáveis, e escrever procedimentos para manipular erros.

O primeiro benefício do PL/SQL é a habilidade de guardar aplicações lógicas no próprio banco de dados.

Um procedimento ou função PL/SQL é um objeto esquema que consiste em um grupo de declarações SQL e outras construções PL/SQL, todos juntos, guardados no banco de dados, e executando como uma unidade para resolver um problema específico ou performar um grupo de tarefas relacionadas.

O benefício principal do lado do servidor é de construir funcionalidade que pode ser implantada em qualquer lugar.

Banco de dados Oracle pode guardar unidades de programas escritos em Java. Um procedimento Java guardado é um método Java publicado para SQL e guardado no banco de dados para uso geral. Você pode chamar um programa PL/SQL a partir do Java e vice e versa.

Fonte:

https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/19/cncpt/introduction-to-oracle-database.html#GUID-35C20601-E266-486E-987B-7F355DB10DD4

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!