Mais Propriedades do Invoice

O corpo da classe ainda está vazia, mas nós podemos facilmente pensar nas propriedades que nós queremos adicionar. Por exemplo, pode ser interessante temos o nome completo do comprador e o preço total de todos os itens. Vamos adicionar essas propriedades:

Nós esquecemos de inicializar as propriedades para adicionar valores via = alguma coisa? Fazer assim na verdade é proibido, porque vamos inicializar essas propriedades dentro do init{}.

Inicialização do Invoice

Vamos adicionar o bloco init{}:

Contudo, dá para escrever esse inicializador com menos código:

val nomeCompletoComprador: String = compradorPrimeiroNome + “ “ + sobrenomeComprador

val precoTotal: Double = total * precoPorItem

O bloco init{} não é necessário. Contudo, não tem diferença colocar o bloco init{}, depois haverá cálculos mais complexos que não caberão em uma declaração.

Instanciação no Kotlin

Com a classe pronta, instância um objeto Invoice dessa classe:

val nomeInvoice = Invoice(“Richard”, “Smith”, “2020-06-08”, “ervilhas”, 5, 2.99)

Vamos juntar tudo em um código e arquivo.

A função main() é o ponto de entrada das aplicações Kotlin. Infelizmente, isso não funciona no Android, porque o Android tem uma maneira diferente para iniciar apps.

Adicionando Funções para Invoices

Nossa classe Invoice não tem funções explícitas. Eu deliberadamente disse explícita, porque em virtude de ambos as propriedades do construtor e as propriedades que nós adicionamos na classe, Kotlin fornece funções acessórias implícitas na forma de objectName.propertyName. Por exemplo:

val nomeInvoice = Invoice(“Richard”, “Smith”, “2020-06-08”, “ervilhas”, 5, 2.99)

val nomeCompleto = nomeInvoice.nomeCompletoComprador

Onde nomeInvoice.nomeCompletoComprador lê o nome completo do comprador do object. Sob diferentes circunstâncias, também poderíamos usar os acessadores para escrever propriedades, como em

val nomeInvoice = Invoice(“Richard”, “Smith”, “2020-06-08”, “ervilhas”, 5, 2.99)

nomeInvoice. sobrenomeComprador = “DoubtFire”

Você entendeu por que fizemos isso? Lembre-se, nós declaramos comprador – sobrenome como um imutável val, então não pode ser mudado. Se substituirmos o val pelo var, a variável torna mutável e as configurações permitirão a operação.

Como exemplo para uma função explícita, nós podemos criar um significado para identificar o seu estado. Vamos chamar essa função getState(). Podemos fazer assim:

Fonte livro: Learn Kotlin for Android Development: The Next Generation Language for Modern Android Apps Programming

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!