Adicionando Funções para Invoices

Como exemplo para uma função explícita, nós podemos criar um significado para identificar o seu estado. Vamos chamar essa função getState(). Podemos fazer assim:

Onde a :String in fun getState(): String indica que a função retorna uma string, e o retorno…realmente executa a ação de retorno. O ${alguma coisa} é uma string que substitui um valor, e o \n representa a quebra de linha.

Nota: Desenvolvedores utilizam o termo implementação muitas vezes para descrever a transição de uma ideia para um código em execução.

A invocação de uma função fora da classe, apenas utilize o objeto nome e a função nome e escreva.

objectNome.functionNome(parâmetro1, parâmetro2 ,…)

Por não termos nenhum parâmetro para getState() podemos fazer assim:

val primeiroInvoice = Invoice(“Michel”, “Medeiros”, “1978-12-06”, “Ervilhas”, 5, 2.99)

val state:String = primeiroNome.getState()

Se, contudo, já estivermos dentro da classe, digamos dentro de um init{} ou dentro de outra função da classe, para chamar a função basta utilizar o próprio nome:

//nós estamos dentro da classe Invoice

val state:String = getState()

Uma função pode ter uma lista de parâmetros. Por exemplo, um método para classe Invoice calcula a taxa como a taxa de imposto como um parâmetro:

fun taxa(taxaImposto:Double):Double{

            return taxaImposto * quantidade * precoPorItem

}

O Double depois da lista de parâmetros declara que o método retorna um número de ponto flutuante, o qual é o retorno da função. Para uma lista de parâmetros com mais de um elemento utiliza-se a vírgula (,) como um separador. O asterisco(*) é utilizado para multiplicação.

A invocação do método taxa, pode ser feito assim:

val primeiroInvoice = Invoice(“Michel”, “Medeiros”, “1978-12-06”, “Ervilhas”, 5, 2.99)

val taxa:Double = primeiroInvoice.taxa(0.11)

A Classe Invoice Completa

Isso funciona para uma aplicação no estilo de invocação que é encontrado em classes para desktop ou aplicações para servidores. Isso não funcionaria para o Android, porque há procedimentos para começar a aplicação e comunicar-se com o hardware que se diferenciam pelo método main().

Fonte: Learn Kotlin for Android Development: The Next Generation Language for Modern Android Apps Programming

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